Comissão de vereadores discute cronograma de trabalho para combate ao abuso sexual de menores em Sorocaba:
A Comissão Especial de vereadores formada para acompanhar as ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Sorocaba reuniu-se, na terça-feira (18), para discutir o cronograma de trabalho que será aplicado pelo grupo na cidade. Presidida pelo vereador Rodrigo Manga (PP), a comissão também é formada pelos parlamentares Fernando Dini (PMDB) e Waldecir Morelly (PRP).
Durante a reunião, os vereadores decidiram visitar órgãos e instituições que auxiliam no atendimento de menores vítimas de abuso sexual. O grupo deve conversar com representantes do Conselho Tutelar, Polícias Civil e Militar, Ministério Público e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
De acordo com o presidente da comissão, é preciso chamar a atenção da sociedade sobre o tema. “Esse é um dos piores crimes que existem e os jornais têm noticiado, cada vez mais, o aumento significativo dos casos de exploração sexual e estupro de vulneráveis na cidade. Iremos acompanhar as políticas públicas de prevenção e tratamento das vítimas, além de buscar conscientizar a população sobre a importância de denunciar o ato”, afirma Manga.
Para o vereador Morelly, a primeira reunião foi importante para definir o cronograma de trabalho da comissão. “Nós vamos trabalhar muito nessa questão e, eu tenho certeza, que as ações vão ajudar diversas pessoas que são vítimas desse tipo de violência”, declara o parlamentar, que foi escolhido como relator da comissão.
Segundo Dini, o trabalho da comissão veio no momento certo. “Nós estamos enfrentando problemas cada vez mais frequentes com o abuso de crianças e adolescentes. A Câmara Municipal precisa colaborar com os demais órgãos e colocar esse trabalho em campo, para que a sociedade possa atentar-se sobre o tema”, destaca o vereador.