Vereador Manga está preocupado
com possíveis enchentes na cidade

Através de requerimento, o vereador Rodrigo Manga (PP) está solicitando ao prefeito Antônio Carlos Pannunzio informações sobre a fiscalização de áreas sujeitas a enchentes em Sorocaba, bem como se o Poder Público possui estrutura para amparar famílias eventualmente desabrigadas.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa, três mil pessoas ficaram desabrigadas e uma morreu em Sorocaba em função de enchentes ou inundações ocorridas em áreas urbanas no período de cinco anos (entre 2008 e 2012), com 710 edificações atingidas pelas águas.
                       
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou mapeamento no município e concluiu que Sorocaba tem uma população de 443 pessoas vulneráveis a ocorrências de enchentes e inundações e outras 560 que podem ser atingidas por escorregamentos ou deslizamentos de encosta.

O estudo demonstrou ainda que dentro da área urbana existem 68 cursos de água que estão sujeitos a enchentes ou inundações graduais. As fortes chuvas que correm nesta época do ano podem agravar ainda mais a situação, ao ocasionar enchentes ou inundações.
                       
Diante destes fatos, o vereador Rodrigo Manga quer saber se houve fiscalização ou mapeamento dos locais passiveis de ocorrências de enchentes e inundações, por parte da Prefeitura. Caso positivo, ele solicita que sejam informados quais são esses locais e, caso negativo, por que isso ainda não ocorreu.

Manga que saber ainda quantas pessoas aproximadamente estão em situação de vulnerabilidade referente a ocorrências de enchentes e inundações, bem como as que podem ser atingidas por escorregamentos, deslizamentos de encosta e transbordamentos de rios e córregos. Ele indaga também se o Poder Público possui estrutura suficiente para abrigar eventuais famílias atingidas pelas ocorrências de enchentes.