Vereador quer banheiros adaptados
 para ostomizados nos terminais


O vereador Rodrigo Manga (PP) está cobrando da Prefeitura a adaptação nos banheiros dos terminais de ônibus Santo Antônio e São Paulo para ostomizados. Manga lembra a necessidade de itens especiais para evitar constrangimento aos ostomizados. "Há momentos em que a bolsa carregada pelos ostomizados enche com materiais fisiológicos e gera constrangimento, pois para esvaziarem ou trocarem este material não há banheiro adequado, obrigando-os a passar por situações complicadas em banheiros comuns com grande circulação de pessoas", explica o vereador.  

O ideal seria que esses banheiros fossem instalados em hospitais, casas geriátricas, clínicas e todos os prédios públicos do município. Enquanto isso ainda não é uma realidade em Sorocaba, os banheiros dos terminais se constituem em alternativa imediata para amenizar as dificuldades vivenciadas pelos ostomizados.

 Diante disso, Manga protocolou requerimento solicitando informações ao prefeito sobre a possibilidade de adaptar os banheiros dos terminais de ônibus com anteparo seco para fixação das bolsas coletoras; ducha higiênica para lavagem ou troca da bolsa coletora; lavatório para as mãos próximo ao vaso sanitário; espelho fixado acima do vaso sanitário para inspeção do estoma; lixeira própria para descarte das bolsas coletoras e materiais utilizados para limpeza destas; e símbolo Nacional de Pessoa com Deficiência, incluindo o Símbolo Nacional da Pessoas Ostomizada, colocado na entrada do banheiro indicando que o local é adaptado para pessoas ostomizadas.

Em seu requerimento, o vereador quer saber qual a possibilidade de instalarem banheiros adaptados aos ostomizados nos terminais de ônibus (Santo Antonio e São Paulo). Caso positivo, quando e se negativo, qual o motivo. Ele solicita ainda informações sobre quais próprios públicos do Município possuem banheiros com referida adaptação. "Os ostomizados precisam vencer enormes barreiras para serem respeitados em seus direitos mais essenciais, eles precisam ter seus direitos respeitados e esta é uma forma de garantir seus direitos básicos e essenciais", finaliza Manga.