Manga é eleito terceiro 
vice-presidente da Mesa Diretora


O vereador Rodrigo Manga (PP) foi eleito terceiro vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, na última Sessão Ordinária de 2015, em 15 de dezembro. Manga participará pelo terceiro ano consecutivo da Mesa Diretora; em 2014 e 2015, ele atuou como primeiro secretário. "Foi uma grande honra participar da Mesa desta Casa como primeiro secretário por dois anos, agora um novo desafio me foi colocado ao ser eleito terceiro vice-presidente e vou continuar trabalhando para oferecer o melhor de mim para a população em meu mandato", declarou.

 A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sorocaba é composta pelo presidente, 1º, 2º e 3º vice-presidentes, 1º, 2º e 3º  secretários.  As competências de cada cargo estão definidas no Regimento Interno da Casa.

Presidente - Representa a Câmara em juízo ou fora dela, dirigindo seus trabalhos, fiscalizando a ordem e a conformidade do regimento e zelando pelo prestígio de seus membros. Para exercer as atividades regimentais, o presidente pode atuar diretamente ou delegar a qualquer um dos vereadores funções relacionadas à produção parlamentar e à fiscalização dos atos do Poder Executivo.

Vice-Presidentes - Substituem o presidente em seus impedimentos e exercem plenamente todas as funções relativas aos atos administrativos, jurídicos e legislativos necessários para dar conta das competências da Câmara.

Secretários - Auxiliam os trabalhos de direção da Câmara apoiando a execução de procedimentos de registros de atas, anais, votações, frequência de vereadores às sessões, além de assinarem junto com o presidente atos da Câmara e orientarem os serviços da Secretaria da Casa.

Drone pode ajudar
no combate à dengue


O drone, um tipo de aeronave não tripulada, comandada a distância, com tecnologia similar aos dos clássicos veículos de controle remoto, estão ganhando cada  vez mais espaço. Originalmente, os drones foram projetados com objetivos militares, para atuarem em ambientes ou em situações de extremo perigo para o ser humano, como combates aéreos, reconhecimento em território inimigo ou buscas em lugares contaminados com substâncias tóxicas que seriam letais para os humanos. No entanto, hoje já são bem conhecidos por serem usados, por exemplo, por fotógrafos e cinegrafistas, com uma câmera acoplada para fazer imagens de ângulos aéreos. São produzidos com materiais resistentes e comandados a distância através de sinais de satélite ou via rádio.

Pensando nisto, o vereador Rodrigo Manga (PP) protocolou requerimento solicitando informações ao prefeito sobre a possibilidade de adquirir drone  para auxiliar, a partir da captura de imagens aéreas dos quintais das casas e terrenos, no combate à dengue, buscando assim maior eficácia na fiscalização dos focos do mosquito transmissor.

Manga lembra que em Sorocaba neste ano de 2015 a dengue assustou e gerou em toda a população a sensação de vulnerabilidade da sua saúde, cabendo ao município, através de ações eficazes, campanhas de esclarecimento e, principalmente, um enfrentamento rápido da situação para garantir que o problema não se alastre. O município foi uma das cidades do Estado a enfrentar epidemia da doença, com 52.624 casos (números da Prefeitura até 25 de maio passado) e 31 mortes confirmadas. O drone consegue mapear áreas onde os agentes não conseguem acessar, como casas que estão fechadas ou que os proprietários impedem o acesso dos profissionais. "Temos de encontrar meios de combater esse mal. O drone irá ajudar principalmente nos casos de imóveis abandonados. Não podemos permitir que os sorocabanos sofram com uma nova epidemia de dengue", explicou o vereador.

Caso o drone identifique alguma irregularidade, o aparelho detectará a localização, permitindo assim que a Prefeitura tome providências no sentido de notificar o proprietário do imóvel.

Avenida Dr. Armando
Pannunzio  ganhará bicicletário

Em resposta ao requerimento do vereador Rodrigo Manga (PP) que solicitava a implantação de um bicicletário nas proximidades da Avenida Gal. Carneiro,  a Prefeitura afirmou que a implantação ocorrerá  Dr. Armando Pannunzio. Segundo a resposta, já existe uma Estação do Integrabike na Praça Nove de Julho, no sentido do bairro ao centro.

Das 19 estações em funcionamento, a da Praça Nove de Julho está na décima posição em volume de retirada de bicicletas. No entanto, para ampliar a utilização na região e facilitar os deslocamentos, a Prefeitura está prevendo em novo edital já em andamento, a instalação de uma Estação com oito bicicletas na Avenida Dr. Armando Pannunzio, altura da Avenida Santa Cruz, bem próximo do início da Avenida Gal. Carneiro.

"A Avenida Gal. Carneiro é um das mais movimentadas da cidade de Sorocaba e recebemos muitos pedidos de implantação de novo bicicletário naquela região. Vamos acompanhar o desenvolvimento do edital até a instalação efetiva da nova estação do Integrabike na Av. Dr. Armando Pannunzio. Esta é mais uma vitória para o bem estar da população sorocabana", disse Manga.  

Manga quer solução para
alagamento na Av. Três de Março

O vereador Rodrigo Manga está cobrando da Prefeitura solução para os alagamentos constantes na Avenida Três de Março, na altura da Unesp, no Alto da Boa Vista. Moradores e estudantes procuraram o vereador em seu gabinete, que reclamam  da situação. No local, é comum alagamentos durante chuvas fortes. "O local enche muito rápido, pois as bocas de lobo do local não suportam a grande vazão de água da chuva, provocando grande alagamento e colocando em risco aos moradores e aos estudantes universitários da Unesp", explica Manga.

Diante dos fatos, o vereador solicita providências urgentes no sentido de que seja feito estudo técnico a fim de realizar obra que resolva o problema. "Os moradores e estudantes convivem com a situação de alagamento no local há anos e nada foi feito até agora para resolver o problema", enfatiza.

Manga lembra ainda que já houve caso de um carro ficar ilhado no meio do alagamento e o Corpo de Bombeiros teve de ser acionado para resgatar o motorista. "São casos muito sérios, em que vidas são colocadas em risco e não podemos ver acontecer e não tomar nenhuma providência", finalizou o vereador. 

Emenda de Manga garante parcelamento
 de dívidas do Saae sem multa e juros

* A emenda vai beneficiar a população de baixa renda, que mora em imóveis oriundos de programas habitacionais de interesse social


Emenda do vereador Rodrigo Manga (PP) ao projeto de Lei do Executivo que institui o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) junto ao Saae, aprovada em Sessão Extraordinária, permite o parcelamento de dívidas em até 240 parcelas, sem multa e juros, à população de baixa renda, que mora em imóveis oriundos de programas habitacionais de interesse social, desde que comprovada a carência socioeconômica. O projeto de Lei do Executivo dispunha a possibilidade de parcelamento em  120 meses, com multa e juros.  "Esta é uma grande vitória para a população de baixa renda que terá a oportunidade de quitar seus débitos com o Saae", entusiasma Manga.

Sem a emenda de Manga a população que mora em imóveis oriundos de programas habitacionais de interesse social teria que quitar suas dívidas junto ao Saae em 120 parcelas com multa e juros, que seriam reduzidos conforme também reduzido o número de parcelas. "As pessoas que estão endividadas com o Saae, moram em conjuntos habitacionais de interesse social e não conseguem pagar a dívida. Imagina negociar as parcelas com juros e ainda ter de pagar as contas atuais de água, isso é impossível para essas pessoas. Já com a minha emenda aprovada, o sonho de quitar suas dívidas junto ao Saae e manter as contas em dia se torna realidade", diz o vereador.

Segundo o vereador, o Município tem que dar condições para quem deve pagar suas dívidas. "Foram anos vivendo a angústia de não poder regularizar as contar de água, já que o Saae não dava as condições necessárias para que essa parte da população conseguisse pagar o débito. Agora, com essa emenda, será possível sim pagar as dívidas e deixar em dia o pagamento da conta de água", finalizou Manga.

Serão beneficiados moradores dos conjuntos habitacionais do CDHU, dos retirados de áreas de risco para morar em conjuntos habitacionais oferecidos pela Prefeitura como Bem Viver, Carandá, Sorocaba K, entre outros de interesse social.