Sorocaba amplia estratégia de vacinação contra a febre amarela


 A Secretaria da Saúde de Sorocaba, a partir desta quinta-feira (25), amplia os pontos de vacinação contra a febre amarela. A medida é preventiva, conforme orientação da Secretaria do Estado de Saúde. Parte das Zonas Oeste e Sul, além da região completa do Éden e Cajuru, Aparecidinha e Brigadeiro Tobias são as localidades que receberão a imunização. Apenas moradores ou trabalhadores dessas regiões deverão ser vacinados. Até o momento não há caso confirmado de febre amarela em Sorocaba.


A previsão é que sejam vacinadas ao menos 5 mil pessoas por dia da região do Éden, Cajuru e parte das Zonas Oeste e Sul, sem contar as doses destinadas aos moradores e trabalhadores da região de Brigadeiro Tobias e Aparecidinha, que ainda não foram imunizados contra a doença, e aos sorocabanos que vão viajar para áreas de risco. Aparecidinha e Brigadeiro Tobias já receberam as ações preventivas e, por isso, a estratégia será feita por meio de distribuição de filipetas para informar atingir aqueles que ainda não foram imunizados.

Na UBS do Cajuru serão distribuídas 1.000 senhas por dia. Nessa região, só deverão ser vacinados os moradores e trabalhadores dos seguintes bairros: Condomínio São Francisco, Jardim Terras de Arieta, Jardim dos Reis, Nilton Torres, Jardim Virgínia, Vila Borguesi, Maria dos Prazeres, Cajuru, Dálmatas, Jardim Horizonte, Village Cajuru, Jardim Eliana, Três Marias, Vila Verona, Jockey Clube e as partes sorocabanas da Estrada dos Carvalhos e Condomínio Far. A UBS fica localizada na Avenida Paraná, 3.719, no Cajuru do Sul.

Para a região inteira do Éden, a UBS do bairro seguirá a mesma operacionalização. A abrangência compreende: Jardim Campos do Conde, Jardim Campos do Conde II, Éden, Jardim San Marino, Jardim Azaleias, Iporanga, Jardim Paraíso, Jardim dos Pássaros, Portal do Éden, Jardim Alegria, Jardim Lena, Jardim Carolina, Pirajibu, Jardim Copaíba, Jardim Regente, Campininha, Campininha Alta, Vila Novo Éden, Jardim Amalia, Jardim Jatobá, Jardim Panamericano, Jardim Nathalia, Jardim Portobello, Jardim Eden Ville, Jardim Boa Esperança, Jardim das Orquídeas, Jardim Turmalina e Chácara Reunidas Patrizia. A UBS fica na rua Salvador Leite Marques, 933, no Éden.

Na região Oeste e Sul da cidade, a vacinação será feita de forma parcial. Em alguns bairros, por exemplo, nem todas as ruas dessa localidade deverão receber a vacina. Serão três postos volantes para trabalhadores e moradores dessas regiões, funcionando a partir das 8h, com o limite de 1.000 senhas por dia. O posto volante de vacinação da área de abrangência da UBS Márcia Mendes (Oeste) será o Clube Atlético Sorocaba, na rua Laura Maiello Kook, 1711, no Jardim Novo Mundo. Para os bairros sob a assistência da UBS Cerrado (Sul), o posto volante será o Centro de Educação Infantil “Dolores Cupiam do Amaral” (CEI-23), na rua José Marchi, 456, no Jardim dos Estados. Para os bairros ligados à UBS Escola (Sul), o posto volante será o Centro de Educação Infantil “Issa Latuf” (CEI-17), na rua Marechal Castelo Branco, 246, no Jardim Sandra.

Para saber se sua rua está registrada que precisa de vacinção, acesse o link abaixo:
http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/vacinacao-contra-febre-amarela/

Documentos - Para ser vacinado, o morador dessas localidades precisará apresentar o documento de identidade com foto, comprovante de residência e carteira de vacinação. Aos trabalhadores, será exigido documento de identidade com foto, carteira de vacinação e um dos seguintes documentos: carteira de trabalho, holerite, declaração da empresa, crachá da empresa ou outro documento que comprove o vínculo empregatício nesses endereços.

Viajantes - Também a partir desta quinta-feira (25), as três UBSs que atualmente oferecem vacinação para viajantes, terão ampliadas para 250 a quantidade de doses diárias. São elas: UBS Escola, Angélica e Simus. As senhas serão distribuídas pelos funcionários das unidades a partir das 7h. A UBS Escola que fica localizada na avenida Pereira Inácio, 500, e oferece o atendimento da vacinação nas segundas, terças e sextas-feiras. A UBS Vila Angélica, na rua Major Silva Vilela, 27, atende às quartas-feiras. Já a Simus, na Alameda dos Lírios, 327, tem vacinação toda quinta-feira.