Levando em consideração a violência praticada em semáforos de Sorocaba durante a madrugada, o vereador Rodrigo Manga (PP) protocolou requerimento, na Câmara Municipal, em que questiona o Executivo sobre a possibilidade de não aplicação de multas aos motoristas que avançam o sinal vermelho entre meia-noite e 6 horas, e que estiverem em velocidade igual ou inferior a 20 km/h.
De acordo com o parlamentar, é grande o número de pessoas que ficam intimidadas ao serem abordadas por usuários de drogas e moradores de rua, e que receiam serem vítimas de assaltos e outros crimes. “Desde que não haja veículos e pedestres ou ofereça risco de acidentes, torna-se mais seguro, durante a madrugada, que os motoristas ultrapassem o sinal vermelho”, afirma Manga.
O vereador explica que a medida não tem a finalidade de estimular a prática de infrações de trânsito. “Não queremos que o motorista adote um comportamento inseguro ao avançar o sinal vermelho, e sim atender a segurança pública, já que muitos condutores desrespeitam a ordem de parada obrigatória com medo de serem assaltados”, relata.