Acompanhando durante todo o ano de 2013 as políticas públicas voltadas para o atendimento de dependentes químicos em Sorocaba, o vereador Rodrigo Manga (PP) espera, para 2014, a melhora da estrutura de tratamento aos usuários de drogas na cidade. De acordo com o parlamentar, algumas medidas adotadas, como a implantação da primeira unidade do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III), já representam um avanço na área, mas outras ações ainda devem ser realizadas.
A inauguração do Caps AD III, em outubro, foi uma das principais medidas do Executivo para potencializar a rede de atendimento aos usuários de drogas. “A implantação da unidade, em Sorocaba, foi uma ação importante para melhorar a estrutura de tratamento oferecida aos dependentes químicos. Mas, a cidade ainda precisa caminhar muito para ter uma rede de atendimento eficaz”, afirma Manga.
Segundo o parlamentar, novas unidades do Caps AD III são necessárias para fortalecer a rede. “Sorocaba deve receber, de acordo com estimativa da Prefeitura, mais dois Caps voltados ao atendimento de dependentes químicos. Assim, os usuários terão mais facilidade para encontrar acolhimento e serviço ambulatorial 24 horas por dia”, explica.
Pensando, ainda, em ações voltadas aos dependentes químicos, Manga destaca a importância do trabalho da Comissão de Dependência Química da Câmara Municipal, composta por seis vereadores. “No próximo ano, vamos focar o trabalho do grupo na fiscalização das vagas reservadas para o tratamento dos usuários de drogas em entidades conveniadas à Prefeitura e continuar lutando para a implantação de um Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), que agiliza os serviços de internações involuntárias e compulsórias”, finaliza.