Comissão de Dependência Química vai fiscalizar entidade de Sorocaba e dar aval para repasse de verba


Medida foi acertada entre a secretária de Desenvolvimento Social e vereador Rodrigo Manga, durante oitiva na Câmara Municipal.

A Comissão de Dependência Química da Câmara Municipal vai fiscalizar a entidade Esquadrão Vida para, consecutivamente, dar aval para o pagamento do repasse à organização previsto na lei 36/2014, que concede subvenção mensal a entidades beneficentes. A medida foi acertada, na última terça-feira (18), entre a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith di Giorgi, e o vereador Rodrigo Manga (PP), que preside a comissão.

A secretária esteve na Câmara para prestar esclarecimentos sobre a proposta do Executivo que repassa verbas para entidades de Sorocaba e que havia sido retirada de pauta na semana passada, após questionamento do vereador Manga sobre a destinação de R$ 218 mil para o Esquadrão Vida, organização que tinha interrompido suas atividades em 2013.

Diante do fato, Edith esclareceu que o Esquadrão Vida já regularizou sua situação e que o convênio só será firmado após a fiscalização da Comissão de Dependência Química. “Mesmo com a aprovação do projeto na quinta-feira (20), o repasse para a entidade em questão só vai ser feito com o aval da comissão de vereadores”, afirmou a secretária.


Para o presidente da comissão, a medida vai garantir que a verba seja repassada de forma mais justa. “Não estamos agindo contra nenhuma entidade, mas queremos garantir que o dinheiro público está sendo destinado a uma entidade que tem condições de prestar um bom serviço à cidade”, destacou Manga.

A Comissão de Dependência Química irá fiscalizar o Esquadrão Vida na próxima segunda-feira (24), às 9h30. A votação do projeto de repasse às entidades está marcada para quinta-feira (20), em sessão extraordinária na Câmara.

Além do vereador Rodrigo Manga, a Comissão de Dependência Química também é formada pelos vereadores Luís Santos (Pros), José Crespo (DEM), Waldomiro de Freitas (PSD), Saulo do Afro Art´s (PRP) e Pastor Apolo (PSB).