ÚLTIMO APELO
 
Vereador Manga solicita ao
prefeito que não feche o Vera Cruz
 
O vereador Rodrigo Manga (DEM) está solicitando ao prefeito Antônio Carlos Pannunzio que não feche o Hospital Psiquiátrico Vera Cruz no dia 19 de dezembro, prazo final da desinstitucionalização. Manga fez o apelo na bancada durante a Sessão da Câmara desta quinta-feira (17). "O TAC da Desinstitucionalização foi o maior fiasco da história da saúde mental de Sorocaba e transformou a cidade num verdadeiro caos", desabafou.
 
Manga vem lutando para que seja feita uma revisão do TAC - Termo de Ajustamento de Conduta -  desde que foi firmado. Ele se reuniu com o prefeito e com o secretário de saúde, na época o Dr. Francisco Antônio Fernandes, que inclusive admitiu que o TAC foi mal feito.  O vereador também protocolou pedido de revisão do TAC da Desinstitucionalização, no Ministério Público.  Ele acredita ser importante o processo de desinstitucionalização, pois existem sim muitos casos de sucesso. No entanto, ele não aprova o modo como está sendo este processo em Sorocaba. "Estão desinternando pacientes a qualquer custo, tendo ele condições ou não de viver fora de um hospital psiquiátrico, somente para cumprir o prazo do TAC, e isso, eu não admito, pois estamos falando de vidas", diz.
 
O TAC,  firmado por Sorocaba em 2012, juntamente com os municípios de Salto de Pirapora e Piedade, além do Estado de São Paulo, União e Ministério Público Federal e do Estado de São Paulo, visando a desinstitucionalização dos pacientes do Hospital Vera Cruz e demais hospitais psiquiátricos de Sorocaba e região e a implantação de uma rede de atenção psicossocial teve seu prazo prorrogado até 19 dezembro deste ano, no entanto, ainda faltam mais de 300 pacientes para serem desinternados. "Este TAC foi muito mal feito, são vidas que estão em jogo,  muitas famílias relataram que quando um paciente é desinternado, não consegue continuar o tratamento adequado na residência, inclusive foram relatadas dificuldades para ministrar medicamento e violência contra os familiares. A maneira como está sendo conduzida a desinstitucionalização a qualquer preço, está totalmente equivocada", finalizou Manga.