Rodrigo Manga visita Salto para divulgar encontro de presidentes de câmaras da região

Evento será realizado no dia 24 de abril, em Sorocaba, e o presidente do Legislativo local tem recebido apoio favorável dos vereadores das cidades visitadas 


O vereador Rodrigo Manga (DEM), presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, visitou nesta terça-feira (21) à tarde a Câmara Municipal de Salto. Na ocasião, utilizou-se da tribuna, durante sessão ordinária, para convidar os vereadores ao 1º Encontro de Presidentes de Câmaras da Região, que será realizado no dia 24 de abril, a partir das 9h, no plenário do Legislativo Sorocabano.

Das 27 cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), Salto é a quarta visitada por Manga, que também já esteve nas Câmaras de Itu, Tatuí, Itapetininga e Porto Feliz para formalizar pessoal mente o convite. “Todas essas, definitivamente, manifestaram apoio à iniciativa”, destaca Manga.

O tema da primeira reunião entre vereadores da RMS será o combate à dependência química. “Sorocaba será a primeira, mas a proposta é realizar uma audiência na Câmara de cada cidade participante, cada uma com um tema distinto e de interesse regional”, explica Manga.

O objetivo é discutir cada tema e buscar soluções para os problemas, sobretudo, de forma conjunta. “Juntos, somos mais fortes. Nesse sentido, seria ainda montada uma comissão intermunicipal entre vereadores da Região Metropolitana, com a ideia de buscar recursos, de forma mais ágil, nas esferas estadual e federal”, aponta o presidente da Câmara de Sorocaba.

Em Salto, Manga foi recebido pelo presidente daquela Casa de Leis, Luiz Carlos Batista (PP), que se mostrou favorável à iniciativa, após tomar conhecimento do objetivo do evento. “É de vanguarda; estamos dispostos a apoiar esse projeto. Até gostaríamos der ser sede de uma dessas reuniões, e o tema poderia ser saúde”, sugeriu o anfitrião.

Manga agradeceu o apoio dos vereadores da Câmara de Salto e adiantou que a segunda edição do encontro de presidentes de Câmara deva ocorrer em Itu, envolvendo a temática Indústria e Comércio. “Estou sendo bem recebido em todas as Câmaras e isso é fator motivador e que tende a engrandecer nosso primeiro encontro, em Sorocaba. Esta é uma frente que tende a fomentar muitas parcerias de trabalho regional entre os vereadores da região”, reitera Manga.

Região Metropolitana

Segundo dados da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), relativos a 2014, a Região Metropolitana de Sorocaba – criada pela Lei Complementar Estadual nº 1.241, de 8 de maio de 2014, e composta por 27 municípios – conta com mais de 1,805 milhão de habitantes, dos quais 652.481 residem em Sorocaba, segundo a última projeção do IBGE.

Além de Sorocaba, sua cidade-sede, é composta pelos seguintes municípios: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.