Comissão de vereadores apresenta projeto de Parlamento Infanto-Juvenil à secretaria da Educação de Sorocaba
A comissão de vereadores criada para implantar um Parlamento Infanto-Juvenil em Sorocaba reuniu-se, na semana passada, com a assessoria técnica da secretaria da Educação, para apresentar detalhes sobre o funcionamento do projeto e criar uma parceria com a pasta.
Composta pelos vereadores Rodrigo Manga (PP), Waldomiro de Freitas (PSD) e Saulo do Afro Art´s (PRP), a comissão foi montada para executar a resolução no. 337, de maio de 2009, que instituiu a formação de um Parlamento Infanto-Juvenil da Câmara Municipal, cuja finalidade é possibilitar, aos alunos das redes pública e particular, a vivência do processo democrático em uma jornada parlamentar no Legislativo.
O projeto prevê a eleição de 20 vereadores-estudantes devidamente matriculados entre o 6º. e 9º. ano do ensino fundamental. Inicialmente, serão contempladas pela proposta apenas as cinco escolas municipais de Sorocaba. Os escolhidos, então, conhecerão a rotina dos membros do Legislativo e apresentarão projetos de lei, que julguem relevantes para a cidade.
“Essa resolução nunca foi colocada em prática, mas é muito importante para incentivar crianças e adolescentes a conhecerem o tema. Os jovens também poderão apresentar projetos, que podem ser levados para discussão e votação pelos representantes do Legislativo”, explica o vereador Manga.
Representando a secretária da Educação, Dulcina Guimarães Rolim, a assessora técnica da pasta, Marta Cassar, afirmou que a pasta estudará o projeto da comissão. “Transmitirei todas as informações à secretária sobre essa proposta, que é riquíssima para os estudantes, pois incentiva a participação no processo democrático e a cidadania. Nós temos grandes valores nas escolas de Sorocaba”, disse.