O vereador Rodrigo Manga (PP) participou, na última quinta-feira (7), da audiência pública que discutiu a situação do lixo atômico que está armazenado no sítio São Bento, no bairro Botuxim, em Itu. Organizada pelo deputado federal José Olímpio (PP), a audiência contou com a presença dos membros da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal. O vereador sorocabano Saulo do Afro Art´s (PRP) também participou da discussão.
Antes do debate, autoridades e imprensa estiveram no sítio onde o material radioativo está armazenado desde a década de 70. Conhecido como Torta 2, o resíduo é formado por urânio, tório e outros componentes químicos. De acordo com o superintendente de planejamento da empresa Indústrias Nucleares do Brasil (INB), José Carlos Castro, o lixo atômico foi comprado pela empresa Global Green Energy Science Technology.
“Estivemos representando o Legislativo sorocabano e reforçando a reivindicação das autoridades locais e dos munícipes, uma vez que um material como esse não pode ficar armazenado incorretamente, representando riscos para a população”, afirmou Manga.
Participaram, também, do debate os deputados: Eduardo da Fonte (PP), Fernando Jordão (PMDB), Valdir Maranhão (PP), Bertinho Rosado (PP) e Protógenes Queiroz (PC do B).