Posto de primeiros socorros em terminais de ônibus abre as discussões desta quinta na Câmara


De autoria do vereador Rodrigo Manga (PP) projeto prevê ainda que os espaços sejam utilizados para desenvolver campanhas de orientação e prevenção a doenças.


  O PL nº 136/2014 abre a ordem do dia da 31ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, nesta quinta-feira, 29, e dispõe sobre a implantação de um posto de atendimento de primeiros socorros, dentro dos terminais de integração do sistema urbano de transporte coletivo no Município.


  A proposta do vereador Rodrigo Manga aponta os terminais Santo Antônio e São Paulo, por onde circulam cerca de 200 mil pessoas por dia, como locais que deverão receber o investimento. O parlamentar argumenta que casos como princípio de infarto, alteração de pressão arterial, mulheres em trabalho de parto, crises de epilepsia, quedas, embriagues e maus súbitos de origens diversas são comuns nos terminais.

  “Este ano foram registrados três atropelamentos nos terminais de ônibus de Sorocaba, com uma vítima fatal. Em situações assim um atendimento profissional imediato é necessário para evitar possíveis sequelas pela falta de um socorro inicial adequado”, disse Manga, que sugere ainda que os postos possam divulgar campanhas  educativas em relação a saúde.  

  O autor ressalta ainda que hoje, em casos emergenciais, funcionários de diversas áreas do terminal se deslocam, deixando seus postos de trabalho, para tentar prestar algum tipo de assistência às vítimas, sem possuírem treinamento específico para isso. Também reclama da falta de um espaço, com maca e cadeira de rodas, para o restabelecimento de munícipes que sintam algum tipo de mal estar.

  “Entendemos que o investimento não é grande, mas o benefício para a população sim, por isso vamos defender a nossa proposta em plenário e tentar sensibilizar nossos colegas sobre a importância do assunto. Sorocaba cresce e precisa investir em estruturas de saúde”, defende Rodrigo Manga.