CHUVAS

Cidade tem 474 famílias em áreas de risco e
Manga requer solução definitiva para o problema

Em resposta a requerimento de autoria do vereador Rodrigo Manga (PP), que solicitava ao prefeito Antônio Carlos Pannunzio informações sobre a fiscalização de áreas sujeitas a enchentes em Sorocaba, bem como se o Poder Público possui estrutura para ampliar famílias eventualmente desabrigadas, a Secretaria de Governo afirmou que a Defesa Civil tem hoje cadastradas 474 famílias em áreas de risco.

De acordo com mapeamento da Prefeitura, a cidade tem 88 áreas passíveis de ocorrências, das quais, 21 por inundação e 26 por deslizamento. O município possui um Plano de Prevenção e de contingência da Defesa Civil com disponibilização de instalações para abrigos provisórios, em caso de emergência. Ainda segundo a resposta da Prefeitura, a Defesa Civil possui um estoque estratégico de lonas, colchões, cobertores e cestas básicas para atendimento de possíveis vítimas de ocorrências de enchente na cidade.

A preocupação de Manga com as famílias que vivem em áreas de risco não é de hoje, assim como os problemas de enchentes na cidade, principalmente entre os meses de dezembro e março. “É importante que as famílias que vivem em área de risco sejam retiradas do local, mas também que sejam remanejadas para um lugar seguro, uma casa segura. Abrigos provisórios ajudam, mas não são a solução para este problema.”