RENAIS CRÔNICOS

Vereador Manga solicita implantação
de Casa de Apoio em Diálise Peritoneal

A diálise peritoneal é uma alternativa de tratamento para pacientes portadores de Insuficiência Renal Crônica. Diferente da hemodiálise, terapia que exige o deslocamento do paciente três vezes por semana para fazer o tratamento na clínica, na diálise peritoneal o paciente é treinado e realiza o procedimento em casa. Desta forma, a pessoa fica livre para realizar suas atividades diárias normalmente.                                                
No caso de pacientes renais crônicos, que frequentam o ambiente hospitalar ao menos três vezes por semana e precisam estar sempre se deslocando, a opção da diálise peritoneal representa mais comodidade e qualidade de vida.  De acordo com especialistas algumas pessoas que precisam passar por diálise não têm acesso vascular, necessário para o tratamento, por isso é indicado a elas, por um período passar a fazer diálise peritoneal.

Diante disto, o vereador Rodrigo Manga (PP) protocolou requerimento solicitando a implantação de uma Casa de Apoio em Diálise Peritonial .Os pacientes que precisam passar por diálises peritoneais poderão ficar no novo espaço enquanto sua residência é preparada para realização do procedimento. Também poderão usufruir das acomodações os pacientes que aguardam estar preparados para passar por sessões de hemodiálises. "Os portadores de Insuficiência Renal Crônica já sofrem demais com a doença e o tratamento intenso. A Casa de Apoio só vem a somar para amenizar o sofrimento desses pacientes", explica Manga.

O Ministério da Saúde (MS) anunciou investimento até o ano passado de R$ 1 bilhão no Melhor em Casa, programa que ampliará o atendimento domiciliar no Sistema Único de Saúde (SUS). Considerando que a diálise peritoneal é uma terapia renal alternativa à hemodiálise e está contemplada na portaria emitida pelo Ministério da Saúde que regulamenta e garante à população o acesso ao programa Melhor em Casa, Manga acredita que é possível a implantação.
                                              
De acordo com o levantamento realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a diálise peritoneal representa economia de 5% aos cofres públicos e ainda é uma terapia subutilizada no Sistema Único de Saúde (SUS).