DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Manga entrega ofício à governador solicitando a
implantação de clínica de desintoxicação em Sorocaba


No final da tarde desta terça-feira, o vereador Rodrigo Manga (PP) entregou, em mãos, ofício ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, solicitando a implantação de uma clínica de desintoxicação de dependentes  químicos em Sorocaba. O número de dependentes químicos na cidade vem crescendo gradualmente. No ano passado, o problema foi mostrado em rede nacional com uma série de reportagens intitulada "O Mundo do CRACK",  produzida pela TV TEM (Globo),  exibida também pela Globo News. A série de reportagens mostrou a real situação dos usuários de drogas nas "minicracolândias" da cidade de Sorocaba, bem como a dificuldade de quem tenta se livrar do vício e acaba envolvendo a família toda numa rotina de perdas e desespero.  

A implantação da clínica de desintoxicação é uma luta do vereador que já acompanhou dois secretários municipais de Saúde em visita à Clínica Renascer, em Botucatu, para conhecer o Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (Sarad).

 O atual secretário de Saúde, Francisco Antônio Fernandes, durante a visita à Botucatu disse que abraça a causa para trazer uma clínica a Sorocaba nos moldes de Botucatu e se encantou com o trabalho realizado lá. O Sarad éa primeira clínica totalmente gratuita, especializada no tratamento de dependentes de álcool e drogas, inaugurada em dezembro de 2013 pelo Governo do Estado e gerenciada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). "Se o Estado disser que vai  viabilizar a construção e manutenção da clínica, não há motivo para não dar certo", disse o secretário.

Diante disso, o vereador Rodrigo Manga aproveitou a visita de Alckmin, para expor a necessidade da implantação da clínica em Sorocaba. "Já fiz tudo o que está ao meu alcance para trazer esta clínica para a cidade no âmbito do Executivo, agora recorro ao Governo do Estado," explicou Manga.

A implantação de um hospital público de desintoxicação de dependentes químicos é um sonho do vereador Manga, que luta para que seja concretizada a instalação na cidade. "As famílias sofrem porque não conseguem internar seus entes queridos dependentes químicos que estão sendo destruídos pelas drogas e não conseguem sair desta vida. A internação involuntária não existe na cidade, somente compulsória, quando encaminhado pela Justiça e em outra cidade, por não ter uma clínica deste porque aqui."

Alckmin esteve em Sorocaba para entregar novas viaturas e equipamentos ao 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros.