COMBATE À DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas se
compromete vir a Sorocaba para viabilizar a busca ativa

 * A Comissão de Combate à Dependência Química de Câmara Municipal se reuniu na tarde desta terça-feira com o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas,  Vitore André Zílio Maximiano


A Comissão de Combate à Dependência Química de Câmara Municipal esteve reunida nesta terça-feira com o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas,  Vitore André Zílio Maximiano, para solicitar sua intervenção no sentido de elaborar estudos e instituir/efetivar Política Pública para Internação Compulsória de Dependentes Químicos (quando indivíduo que por conta do vicio e da dependência química, perdeu a capacidade do juízo de realidade e autonomia da vontade, ou quando por conta de sua  dependência, o mesmo ofereça risco à segurança de outros integrantes da sociedade), bem como agilizar o recebimento de recursos pleiteados pelo município de Sorocaba previstos no Programa Crack é Possível Vencer, o qual o município aderiu e ainda não recebeu todos os recursos.


Participaram da reunião, o presidente da Comissão, vereador Rodrigo Manga (PP) e os vereadores José Crespo (DEM), Pastor Luis Santos (PROS), e Pastor Apolo (PSB), que também fazem parte da Comissão. 

"A reunião foi muito proveitosa, nós apresentamos todo o trabalho que a Comissão vem desenvolvendo em Sorocaba desde 2013.  Mas o foco principal do encontro foi discutir a possibilidade das equipes multidisciplinares dos CAPSs (Centro de Atendimento Psicossocial)  irem até as minicracolândias oferecer ajuda aos dependentes químicos. A ajuda oferecida pelos CAPSs pode ser tratamento ambulatorial, internação voluntária ou internação involuntária ", explicou o vereador Rodrigo Manga.


Ainda de acordo com informações do presidente da Comissão, Rodrigo Manga, o  Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas,  Vitore André Zílio Maximiano, gostou do trabalho desenvolvido e parabenizou a Comissão e sinalizou que marcará reunião com o prefeito Antônio Carlos Pannunzio e a Comissão, em Sorocaba, para viabilizar a busca ativa feita pelo CAPS. "Conseguimos um ganho extraordinário e inédito para que a busca ativa seja realidade em Sorocaba e as pessoas que precisam de ajuda possam ser tratadas."


A Comissão é formada pelos vereadores Rodrigo Manga (PP) - presidente,  José Crespo (DEM), Pastor Luis Santos (PROS), Pastor Apolo (PSB) e Anselmo Neto (PP).