Manga cobra ação da Prefeitura para coibir
uso de crianças nas ruas para pedir esmola
Sorocaba está cada vez mais conhecida como a cidade dos mendigos. Moradores de rua são vistos nos principais pontos da cidade, na região Central e também em bairros. Mas o que chama mais atenção e choca a população é o aumento de mães pedindo esmola com os filhos, muitas vezes ainda bebês, no colo, sob sol escaldante, na rua. O vereador Rodrigo Manga (PP) recebeu em seu gabinete muitas pessoas, informando-o sobre o estado de penúria de mães e crianças no Centro da cidade arrecadando esmolas.
Algumas crianças que estão sendo usadas para angariar esmolas sequer completaram 3 meses de idade. Diante dos depoimentos abalados dos munícipes que presenciaram os fatos, Manga protocolou requerimento solicitando informações ao prefeito sobre a possibilidade de uma ação conjunta com o Conselho Tutelar, visando ajudar as crianças que estão sendo usadas para pedir esmola no Centro de Sorocaba. "Essas mães ficam sentadas no chão sujo, no calor, por horas e sem qualquer condição adequada para permanecer com a criança. É urgente a necessidade de uma atuação em conjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social com o Conselho Tutelar, visando evitar essa situação lastimável em que as crianças estão vivendo, bem como para inserir as mães em algum programa de auxilio social", enfatizou o vereador.
Manga explica que é imprescindível que estas mães tenham uma oportunidade de mudar de vida, de recolocação no mercado de trabalho para que tenham condições para criar com dignidade seus filhos, com todos os direitos que lhes são reservados pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). "O nosso objetivo não é em momento algum tirar essas crianças das mães, mas sim dar condições para que essas mulheres criem seus filhos com dignidade", diz o vereador.