Manga quer solução
para as filas de espera na Saúde


Diante da situação caótica em que se encontra a Saúde em Sorocaba, o vereador Rodrigo Manga (DEM) protocolou requerimento solicitando informações ao prefeito sobre os números reais de pessoas aguardando consultas, realizações de cirurgias e de exames no Sistema Único de Saúde.

Todos os dias, o vereador recebe reclamações dos munícipes em relação ao atendimento nas unidades pré-hospitalares, unidades básicas de saúde, Policlínica e hospitais. São pessoas a espera de atendimento, que passam dias no corredor das unidades aguardando uma vaga de internação, pessoas com problemas sérios de saúde aguardando meses por um exame, entre outros problemas relatados.

A população reclama ainda da colocação na fila de espera para realização de exames que só aumenta e nunca diminui, principalmente nos casos de ressonância magnética e ultrassom. "As pessoas aguardam na fila com mais de mil na frente, sem nenhuma perspectiva de quando serão atendidas, quando farão os exames, enquanto isso muitas morrem aguardando", desabafa Manga.

Diante dos fatos, Manga requer informações sobre os dados atualizados (números reais atualizados) de pessoas na fila por consultas especializadas, de pacientes esperando por exames, pessoas aguardando a primeira avaliação para procedimentos cirúrgicos e ainda pacientes já avaliados para cirurgias. O vereador também quer saber o quanto aumentou o número de pacientes que esperam para passar por médico e quais as medidas que estão sendo tomadas para amenizar as filas de esperas.

O vereador solicita ainda informações sobre a possibilidade de mutirões para a redução da espera pelos pacientes. "Sabemos que os mutirões podem reduzir as filas de espera por exames e cirurgias, minha principal luta no meu novo mandato será para que esses mutirões sejam realidade em Sorocaba", finalizou Manga.