O presidente do Legislativo ainda revelou ao prefeito Crespo, nesta sexta-feira (28) durante entrega do relatório final do primeiro evento, que no dia 27 de maio será a vez dos moradores do bairro Júlio de Mesquita Filho serem atendidos.
O presidente do Legislativo de Sorocaba, vereador Rodrigo Manga (DEM), fez a entrega ao prefeito José Crespo (DEM), às 10h desta sexta-feira (28), do relatório final com o balanço da primeira edição do Programa “Câmara de Bairro em Bairro”. Manga aproveitou a ocasião, no gabinete do prefeito, para divulgar que os moradores do Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho serão os próximos atendidos pela iniciativa, no dia 27 de maio, em local do bairro ainda a ser definido.
O programa foi idealizado por Manga, juntamente com a atual Mesa Diretora da Câmara de Sorocaba. Constam no documento 134 demandas apresentadas por moradores do Parque São Bento, durante o evento realizado no dia 25 de março, no Centro de Educação Infantil “Larissa de Freitas Borges” (CEI 99). A maioria dos pedidos dos moradores do Parque São Bento está ligada às áreas de saúde e segurança pública.
“Vamos analisar os pedidos e o que não pudermos fazer de imediato, vamos programar. Priorizar é difícil, mas vamos nos esforçar”, destacou Crespo. Atendendo ao pedido prefeito, Manga reiterou que o Programa “Câmara de Bairro em Bairro” vai manter o mesmo padrão da primeira edição, que reuniu cerca de 200 pessoas. “Tenho certeza que os moradores do ‘Júlio de Mesquita’ vão comparecer em massa e fazer as suas reivindicações. Com isso queremos aproximar a Câmara Municipal da população”, frisa.
O prefeito concordou com Manga: “Precisamos desse apoio dos vereadores, para serem ‘antenas’ do Executivo. O Legislativo atua mais direto com a população e assim consegue mais facilmente levantar as principais demandas. Parabéns à Câmara, que precisa ser valorizada”. Crespo adiantou que as solicitações contidas no relatório serem encaminhadas às respectivas secretarias municipais.
Todos os vereadores que assinaram o relatório foram convidados para participar do encontro com o prefeito. Além do presidente da câmara, também marcaram presença no encontro com o prefeito os vereadores Pastor Apolo (PSD), Hélio Brasileiro (PMDB), Irineu Toledo (PRB), Francisco Martinez (PSDB), Rodrigo Militão (PMDB), Hudson Pessini (PMDB), Fausto Peres (Podemos), Luís Santos (PROS), João Paulo Miranda (PSDB) e João Donizeti (PSDB), assim como o secretário municipal de Relações Institucionais e Metropolitanas, Anselmo Neto.
O programa
A primeira edição da “Câmara de Bairro em Bairro” teve a participação de 14 vereadores. Porém, depois, aqueles que não puderam comparecer, em plenário justificaram a ausência, bem como o apoio à iniciativa.
A maioria dos pedidos de moradores do Parque São Bento está ligada às áreas de saúde e segurança pública. Do total, 27 (20,14% do total) referem-se à área da saúde; 19 (14,17%) são de segurança pública, 12 (8,9%) de urbanismo, 11 quanto aos Correios, 10 de transporte e trânsito, 9 de educação, 9 de pavimentação, 9 de pavimentação, 8 de esporte e lazer, 8 de limpeza pública, 4 de habitação, 3 de assistência social, 2 de iluminação, 1 de gestão, 1 de saneamento e 1 de trabalho.
Após triagem e compilação das propostas, ainda durante o evento no bairro foram definidas pela população a 20 principais melhorias para o bairro. Tudo está compilado no relatório entregue ao prefeito e assinado por todos os vereadores. “É a Câmara empenhada e trabalhando para o bem estar da população”, finaliza Manga.