O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Rodrigo Manga (DEM), reivindicou melhorias na Rua José da Fonseca Costa, no Caguaçu. A via é de terra e está cheia de buracos. De antemão, a Prefeitura sinalizou que será realizado no local uma intervenção paliativa.
Esta semana, Manga esteve no bairro acompanhado pelo secretário municipal Conservação, Serviços e Obras (Serpo), Fábio Pilão, que explicou a dificuldade de pavimentar a via com recursos próprios da Prefeitura, pois não está prevista em orçamento. Porém, determinou a colocação de material fresado na rua. O serviço deve ser executado nos próximos dias e o objetivo é diminuir o pó gerado pelo tráfego de veículos, em dias quentes, e de lama, quando chove.
As melhorias na via são solicitadas pelos moradores do Residencial Horto Flamboyant, localizado nessa via, que tem cerca de 200 metros de extensão. Ao todo há 72 casas no empreendimento, cujos populares vão se mobilizar para estudar a possibilidade de adesão para custeio da pavimentação da rua. O valor da benfeitoria será orçado pela Prefeitura e apresentado em aproximadamente 30 dias.
“Apesar disso, outra possibilidade seria realizar a obra via emenda parlamentar, com algum deputado, mas a solução não viria a curto prazo, pois dependeria de previsão orçamentária. E, paralelamente, vou também me empenhar nisso”, destaca Manga. “Toda iniciativa é válida. O que não queremos é continuar com a rua desse jeito”, completa o corretor Lael Garcia, 26 anos, morador daquele residencial.
Lixo
Outro problema apontado pelos moradores é a falta de local para deposição adequada de lixo até a passagem do caminhão coletor. Moradores dos arredores têm usado a lixeira particular do residencial para colocar os dejetos, porém o local não comporta a quantidade.
De antemão, o secretário garantiu à comunidade a colocação, de contêiner de lixo na Rua José da Fonseca Costa. O equipamento deve estar disponível até o próximo fim de semana.