Rodrigo Manga defende aplicativo público para denúncia de maus-tratos animais

Vereador questiona a prefeitura sobre possibilidade de adotar esse tipo de ferramenta, a fim de agilizar o encaminhamento de casos, a exemplo do que ocorre na cidade de Americana
 O vereador Rodrigo Manga (DEM), presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, solicitou informações à Prefeitura quanto à possibilidade de desenvolvimento de um aplicativo específico para receber denúncias de maus-tratos contra animais. O pedido foi feito por meio do requerimento nº 2429, já aprovado em plenário.
 A orientação hoje em dia é que o munícipe faça a denúncia por meio do fone 156, para geração de um protocolo e encaminhamento ao departamento municipal responsável, a fim de averiguar o caso e tomar as medidas legais cabíveis.
 "Tenho sido procurado por muitas pessoas que apontam casos de maus-tratos animais em Sorocaba e acredito que um aplicativo vai facilitar, e muito, a vida dessa gente e agilizar os trâmites. Muitos reclamam de demora no atendimento no 156 e na realização da solicitação", frisa Manga.
 A título de exemplo, o vereador cita a cidade de Americana, também no interior de São Paulo, que lançou um aplicativo que pode ser baixado no celular ou tablet. A comunicação é direta com a Guarda Municipal daquela cidade, permitindo ainda que a população envie fotos e vídeos via aplicativo.
 Manga cobra da Prefeitura informações sobre a possibilidade de adotar ferramenta semelhante em Sorocaba, bem como detalhes de todo o procedimento feito atualmente para encaminhamento de denúncia contra maus-tratos animais. Inclusive, o número de casos já registrado e sobre o andamento dessas ocorrências.
 "Mecanismos tecnológicos podem ser de grande valia para denúncias apuradas em situação de flagrante, pois se denunciadas por telefone, os fatos dificilmente poderão ser apurados pelos agentes públicos", complementa Manga.