Rodrigo Manga protocola pedido de Comissão Especial Sorocaba/Orlando


O objetivo é estreitar relações com autoridades políticas e empresários norte-americanos, com vistas a ações de desenvolvimento para Sorocaba. Orlando já tem um grupo semelhante para estudar assuntos relacionados ao Brasil

O vereador Rodrigo Manga (DEM) protocolou nesta quarta-feira (25) na Câmara Municipal de Sorocaba, requerimento pedindo a abertura de uma Comissão Especial de vereadores para desenvolvimento de relações com a Administração Pública na cidade de Orlando, na Flórida.

Na semana passada e com recursos próprios, o vereador esteve em visita à Flórida, a convite do cônsul honorário do Brasil para a Flórida, Joel Stewart. Além de um encontro com o cônsul, teve a oportunidade de ser recebido por empresários e políticos que demonstraram interesse em investir em Sorocaba, especialmente na área de tecnologia, fazer troca de experiências e tentar viabilizar parcerias.

Manga esteve reunido ainda com Tony Ortiz, vereador em Orlando, que lá preside uma comissão especial para estreitar ações entre Brasil e EUA. Tony confirmou o interesse em usar essa comissão para viabilizar ações especificamente para Sorocaba, sobretudo no campo dos negócios, saúde, segurança pública e do desenvolvimento econômico.

“Daí a importância de também montarmos aqui em Sorocaba uma comissão semelhante, formada por representantes dos partidos políticos com assento na Câmara, a fim de realizar com o pessoal de lá tratativas para pactuar eventuais benefícios para ambas as localidades”, explica Manga.

Para solicitar a abertura dessa comissão especial, conforme prevê a legislação interna da Câmara, seriam necessárias as assinaturas de três vereadores. No documento protocolado constam as adesões de Hudson Pessini (MDB) e Engenheiro Martinez (PSDB), além daquela do próprio Manga.

Para que a comissão seja constituída ainda é necessária a aprovação do requerimento em plenário.

Joel Stewart confirmou que virá a Sorocaba em outubro, e que há uma empresa automotiva, sediada em Detroit, interessada em investir no País. Deve visitar, inclusive, o Parque Tecnológico de Sorocaba.

Já Tony Ortiz também manifestou interesse em vir ao Brasil e disse a Manga que não medirá esforços para tornar Orlando uma cidade-irmã de Sorocaba. “Ele assumiu esse compromisso.

Da mesma forma que fomos buscar nos EUA ideias de iniciativas de sucesso, para melhorar a qualidade de vida do cidadão, vamos também apresentar empresários locais, para viabilizar negócios para as duas cidades”, acrescenta Manga.