Rodrigo Manga reúne representantes de comunidades terapêuticas de Sorocaba





Encontro foi realizado pelo vereador na Câmara, com o objetivo de esclarecer dúvidas e dar apoio às entidades a fim de viabilizar convênios com o Ministério da Cidadania, para financiamento de vagas de internação para dependentes químicos

O vereador Rodrigo Manga (DEM) reuniu representantes de comunidades terapêuticas de Sorocaba, a fim de orientar e dar apoio no cadastramento ao chamamento público do Ministério da Cidadania, para convênios com o propósito de aumentar o número de vagas financiadas em entidades que atuam no tratamento a dependentes químicos. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (21), na sala de reuniões da Câmara Municipal de Sorocaba.
“Não podemos deixar passar essa oportunidade, de ampliar e melhorar o atendimento em Sorocaba e região de pessoas que estão entregues às drogas. É o momento das entidades se regularizarem e entrarem com o pedido de convênio. Sorocaba precisa, e muito, de mais vagas para tratamento”, esclarece Manga.
O chamamento está aberto e é destinado, inclusive, para novas comunidades, além das que já possuem convênio com o Governo Federal. A expectativa é passar de 11 mil para 20 mil pessoas atendidas com recursos federais a partir de 2020. Será ampliado, sobretudo, o número de vagas para mulheres principalmente para aquelas em período de gestação e amamentação.
A medida é uma resposta à crescente quantidade de usuários de drogas no país, sendo necessário ampliar o enfrentamento a esse mal. “É preciso agilidade no cadastramento de possíveis entidades parceiras, pois termina em 12 de março o prazo para que as apresentem as documentações necessárias, na tentativa de participar do processo”, enfatiza o vereador.
Manga recorda que em novembro do ano passado, viajando com recursos próprios, ele esteve em Brasília para reunião com o secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Júnior, ligado ao Ministério da Cidadania.
“Naquela ocasião, pedimos o incremento de políticas públicas para dependentes químicos e nos foi antecipada a informação sobre a abertura desse chamamento para comunidades terapêuticas. Agora estamos fazendo o que está ao nosso alcance, como vereador, para tentar fazer com que Sorocaba também seja contemplada. Há falta de vagas de acolhimento e tratamento ao dependente químico, há muitas entidades que fazem um trabalho exemplar e é preciso fortalecer o trabalho de enfrentamento às drogas”, finaliza.