Rodrigo Manga participa do lançamento de Fórum Permanente Contra as Drogas






O evento ocorreu em Brasília e marcou o início de uma mobilização nacional contra a legalização das drogas. O vereador sorocabano participou da ação a convite do ministro Osmar Terra

A convite do ministro da Cidadania, Osmar Terra, o vereador Rodrigo Manga (DEM) esteve em Brasília para participar, na tarde desta quarta-feira (dia 12), do lançamento do Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas.
O evento ocorreu na sede da Associação Médica de Brasília, ocasião em que Manga, representando a Câmara Municipal de Sorocaba, também esteve acompanhado de seu amigo, o ator e cantor Rafael Ilha.
O Ministério da Saúde reuniu um time de artistas, atletas, ex-atletas, acadêmicos e representantes da sociedade civil para darem seus testemunhos quanto à importância da não legalização das drogas, sobretudo da maconha. Mais que isso, para que integrem esse fórum nacional, que tem a proposta de discutir, manifestar-se e apresentar propostas relativas à política e ações contra as drogas.

Mobilização - "O momento é de mobilização contra a não legalização das drogas. Essa foi a tônica do evento e vamos levar isso para Sorocaba. Agora também há esperança no tratamento ao dependente químico, com a adoção de uma nova política nacional, o reconhecimento da importância da internação involuntária, em último caso, e a ampliação da parceria do Governo Federal com os centros terapêuticos", frisa Rodrigo Manga.
“Nós tínhamos duas mil vagas em comunidades terapêuticas contratadas pelo governo federal e a gente aumentou para praticamente 11 mil. Queremos chegar a 20 mil. Porque a população está desassistida. Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) têm um papel importante, mas não pode ser de falar só em redução de danos. Eles têm que ajudar as pessoas a entrar em abstinência”, reforçou o ministro.
Osmar Terra ainda anunciou o apoio ao (Proerd) da Polícia Militar, na impressão de 570 mil cartilhas de prevenção contra os entorpecentes, e admitiu que o Brasil vive uma epidemia de drogas. "Só com a mobilização da sociedade vamos conseguir vencer essa guerra e a montagem deste fórum é uma grande conquista", completa.
Psiquiatra e representante da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas na Escola Paulista de Medicina, Ronaldo Laranjeira, enfatizou que “é um engano acreditar que a liberalização das drogas é a saída para velhos problemas da nossa sociedade, como a criminalidade. Pelo contrário, as pesquisas mostras exatamente o contrário”.
Já Rafael Ilha mencionou as dificuldades no enfrentamento ao uso das drogas. “Temos que dar nossas mãos, investir na prevenção. Eu batalhei 13 anos contra a dependência. Graças à força de vontade, eu venci essa guerra”, contou.

Acordo e manifesto – Durante o evento foi firmado um acordo de cooperação técnica com a Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias (ISSUP), uma organização global, sem fins lucrativos, com base na ciência e pesquisa, que promove abordagens baseadas em evidências para a prevenção e o tratamento do uso de substâncias. A ideia é do acordo é promover estudos, ações e fomento de estratégias na área.
À frente da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), Quirino Cordeiro Júnior foi o primeiro a assinar o manifesto de criação do Fórum Permanente. O grupo promoverá palestras, encontros e eventos temáticos para enfatizar a importância do combate às drogas lícitas e ilícitas em favor de ações preventivas e de apoio ao dependente químico.
“O objetivo é que ele possa ser assinado por toda a população e outras entidades. A ideia é termos um manifesto firme, claro, pra que a gente possa construir uma sociedade protegida das drogas”, esclareceu o secretário.
O manifesto está online e pode ser acessado pelo link: https://www.peticao.online/carta_aberta_do_forum_permanente_de_mobilizacao_contra_as_drogas