Campanha do Graeco atinge marca de 2 mil máscaras entregues

O Grupo de Ação e Enfrentamento ao Coronavírus (Graeco) está responsável em Sorocaba pela ação social ‘Máscaras que Salvam’. A iniciativa continua recebendo doação de tecidos e cadastrando costureiras voluntárias para produzir os equipamentos

Por meio da sua campanha Máscaras que Salvam, o Grupo de Ação e Enfrentamento ao Coronavírus (Graeco) atingiu, nesta quinta-feira (30), a marca de 2.017 máscaras reutilizáveis entregues gratuitamente em Sorocaba. A ação social teve início no dia 13 de abril e continua recebendo doação de tecidos e cadastrando costureiras voluntárias para colaborar na produção desse tipo de equipamento de proteção.
Nesta tarde ocorreu a entrega de 1.250 máscaras para moradores do bairro Júlio de Mesquita Filho, na Zona Oeste. Os atendidos residem no conjunto de apartamentos ‘Benedicto Cleto’, construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).
Na segunda-feira passada houve a entrega das primeiras 650 máscaras de tecido, para munícipes que fizeram a solicitação via Whatsapp (15) 98147-0149 ao Graeco. A outra parte, o restante, foi entregue para representantes de comunidades religiosas que apoiam a iniciativa, para repassar para o público mais carente.
Cada máscara é entregue acompanhada de um informativo, contendo orientações de como usá-la e higienizá-la corretamente, bem como explicando a importância da prevenção ao coronavírus.
“Temos mais um lote pronto de máscaras. Falta higienizá-las e embalar tudo. Estamos prevendo entregar 1.000 máscaras para a Prefeitura de Sorocaba, até o próximo dia 8, que fará depois o repasse delas”, destaca o pastor Eduardo Bortolossi, integrante do Graeco e responsável pela coordenação operacional da campanha.
A meta do Graeco, por meio dessa campanha, é fazer com que todo cidadão sorocabano esteja protegido durante o isolamento social e seguro quando ocorrer o retorno gradativo à vida profissional, seguindo as orientações das autoridades em saúde.

Costureiras voluntárias – Atualmente, a campanha conta com o apoio de 49 costureiras voluntárias, que estão confeccionando a máscaras. Cada costureira recebe um kit, contendo oito metros de tecido, linha e elástico, suficiente para a produção de 100 máscaras.
O Graeco ainda cadastra costureiras que queiram colaborar. Basta entrar em contato pelo número de Whatsapp (15) 98144-8981. É feita uma rápida entrevista para saber se já tem equipamento, local e disponibilidade para produzir.
No caso de trabalho voluntário em domicílio, a entrega dos materiais e a retirada das máscaras são de responsabilidade do pessoal do Graeco.

Doação de tecidos – A campanha já arrecadou mais de mil metros de tecidos. Para a confecção das máscaras, seguindo orientações do Ministério da Saúde, são recebidos apenas tecidos com boa capacidade de filtragem de partículas, como de saco de aspirador, cotton, 100% algodão (como tricoline) e fronhas de tecido antimicrobiano.
Também podem ser doados materiais encontrados no dia a dia, como camisetas 100% algodão, roupas em bom estado de conservação e até tecido TNT. Já as máscaras precisam ter camadas duplas, nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz, e que sejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. Máscaras de TNT podem ser doadas desde que nunca tenham sido utilizadas.

Pontos de arrecadação – A campanha Máscaras que Salvam opera com quatro pontos de arrecadação de materiais, com atendimento em horário comercial:
- Igreja Batista de Sorocaba (Av. Hollingsworth, 565 – Iporanga);
- Comunidade Atos do Espírito Santo (Av. Adão Pereira de Camargo, 784 – Jd. Aeroporto);
- Paróquia Cristo Rei (R. Osvaldo Gonçalves dos Santos, 97 - Parque das Laranjeiras);
- Igreja Renascer em Cristo (Rua Comendador Oeterer, 1.333 – Vila Carvalho).
Todos podem participar da campanha, seja pessoa física ou jurídica. O contato para doações é também pelo Whatsapp (15) 98147-0149.

O Graeco - O Grupo de Ação e Enfrentamento ao Coronavírus (Graeco) tem o objetivo de discutir ideias, bem como definir e propor sugestões de ações e estratégias para o enfrentamento ao Covid-19 em Sorocaba, apoiando as iniciativas do poder público local contra a doença.
O Graeco conta com o apoio de médicos, biólogos, economistas, vereadores e do Poder Executivo Municipal de Sorocaba. Entidades e igrejas também estão mobilizadas nessa causa, que não tem fins partidários, religiosos ou de qualquer ideologia.
As diretrizes que norteiam os trabalhos do grupo estão assim estabelecidas: ações médicas (estrutura de atendimento público, testagem e diagnósticos), sociais (divulgação de informações e registros, mitigar novas fontes possíveis de transmissão e organização social estruturada) e de tecnologia (utilização de telemedicina e produção de respiradores mecânicos e equipamentos de proteção individual).