Rodrigo Manga Reúne-se com merendeiras e representantes de clínicas de idosos




Vereador fez duas reuniões individuais com esses grupos, para tratar de assuntos específicos, desde regularização do funcionamento dos estabelecimentos, a agilidade no pagamento de direitos trabalhistas

O vereador Rodrigo Manga (Republicanos) este reunido com representantes de clínicas para idosos de Sorocaba, no último sábado (dia 16), e com um grupo de merendeiras e o secretário Municipal da Educação, Wanderlei Acca, na manhã desta segunda-feira (18). O resultado dos dois encontros foi positivo, na visão do vereador, e os devidos encaminhamentos estão sendo feitos.

A reunião com o pessoal das clínicas ocorreu num hotel da cidade. Eles reclamam da burocracia para regulamentar a situação de seus estabelecimentos, conforme a legislação em vigor, a fim de que pleiteiem convênios com o poder público. O consenso foi pela montagem de uma associação entre eles, a fim de ajudar no processo.

Maria Eugenia Filomena de Morais é representante de uma das clínicas e integrante do Conselho Municipal do Idoso. “Temos dificuldade na obtenção de documentos. Queremos fazer tudo conforme a lei, para que não tenhamos perseguições. Todos aqui estão dispostos a isso”, disse.

“Vamos intermediar tudo isso com o poder público. Muitas clínicas têm dificuldade de cuidar doa acamados que usam sonda. Precisam de suporte e querem mais apoio. Inclusive, chegam a oferecer muitas vagas sociais, sem custo algum aos familiares do paciente. Agora eles estão empenhados e mobilizados. É um começo...”, complementou Manga.




Merendeiras – Já a reunião com as merendeiras foi realizada no gabinete do vereador Manga. Uma comissão de oito delas esteve presente, representando as demais. Também participou uma assessoria do também vereador Vitão do Cachorrão.

Na ocasião, O secretário Wanderlei Acca, disponibilizou um funcionário da pasta para levantar e atualizar os dados quanto ao cálculo dos direitos trabalhistas que são devidos às merendeiras que prestaram serviços à Prefeitura.

Esse profissional será o elo direto entre as merendeiras, o poder público e o sindicato da categoria, que terão um canal exclusivo para comunicação entre as partes envolvidas. “Estamos acompanhando tudo e dando suporte a fim de que essa situação seja resolvida o mais rápido possível”, finaliza Manga.