Comerciantes reclamam de assaltos e Rodrigo Manga pede apoio à PM
Vereador intermediou reunião entre as partes e, como a comunidade está mobilizada, uma das medidas adotadas será a implantação do Programa Vigilância Solidária
O vereador Rodrigo Manga (DEM) realizou uma reunião, nesta quinta-feira (11) à tarde na Câmara Municipal de Sorocaba, entre a Polícia Militar e proprietários de estabelecimentos comerciais na Avenida São Paulo, região do Além-Ponte. A reclamação é de sensação de insegurança, diante das ocorrências de roubos e furtos que se tornaram frequentes.
“Fora seis assaltos em dois meses a propriedades. Na minha oficina já entraram várias vezes. Numa loja nos arredores, entraram duas vezes e até atearam fogo”, destaca Lucas Simões. Já o comerciante Fernando Marchetti foi vítima de roubo à luz do dia. “Até entraram na unidade dos Correios. Todos os comerciantes agora registraram as ocorrências na polícia e estão se mobilizando”, complementa.
Diante disso, Manga sugeriu a adoção do Programa Vigilância Solidária, inciativa exitosa da PM e realizada em diferentes bairros da cidade, na qual a comunidade tem um canal de contato direto, via aplicativo de mensagens, entre eles e a Polícia Militar.
“O mais difícil é conseguir a mobilização da comunidade e isso esses comerciantes já conseguiram”, comemorou o capitão Haro, da PM. A reivindicação dos comerciantes será direcionada ao comando da 4ª Companhia da PM, responsável pelo policiamento nessa área, para definir outras estratégias a serem adotadas para coibir a criminalidade.
“Além dos comerciantes, vamos agora mobilizar também os moradores do entorno, para se unirem a nós no ‘Vigilância Solidária’”, adianta Marchetti.
Tanto Manga como o Capitão Haro foram enfáticos em afirmar as ações de segurança são dever também dos cidadãos e não só do poder público. “Cada um precisa fazer a sua parte, registrar boletins de ocorrência, ser cauteloso no dia a dia e instalar alarmes, fazer denúncias; tudo é válido e vem a somar com o trabalho da polícia”, finaliza o vereador.