Rodrigo Manga pede informações sobre sistema de drenagem em obras do BRT



O vereador Rodrigo Manga (DEM) cobra explicações da Prefeitura, por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, sobre a realização de estudo prévio quanto à necessidade de adequação do sistema de drenagem de águas pluviais, nas áreas de implantação do Bus Rapid Transit (BRT).
O questionamento foi motivado após Manga receber uma série de reclamações de moradores e comerciantes estabelecidos na região da Avenida Itavuvu. Eles relataram que, após o início das obras do BRT, seus imóveis passaram a sofrer inundações em razão das fortes chuvas.
Como tais obras envolvem pavimentação de áreas antes ocupadas por canteiros e, portanto, com drenagem natural das águas de chuvas, por consequência lógica, elas demandariam a adequação do sistema de escoamento para assim evitar-se ocorrência de alagamentos na região, cita o vereador no requerimento.
“A Administração Pública, ao contratar a execução das obras do BRT, deveria, se não o fez, ter procedido com estudo de impacto da pavimentação em tais áreas, antes de drenagem natural (canteiros). Quero saber se esse estudo foi feito, de fato, e, por consequência, de impermeabilização das áreas de instalação do BRT”, aponta.
O vereador quer saber também, diante da ocorrência frequente de alagamentos em tais áreas de BRT, quais medidas o poder público municipal têm tomado ou planejado para correção de tal realidade. E, ainda, o custo para adequação do sistema de captação de águas pluviais nessas áreas agora impermeáveis.
Manga esclarece que o conhecimento desses detalhes é fundamental como fator de transparência pública e planejamento de ações governamentais. Isso, mesmo sabendo que, neste inicio de ano, mais especificamente em fevereiro, o volume de chuvas apresenta-se acima da média histórica, o que também pode ter contribuído com a ocorrência de alagamentos naquela localidade (Avenida Itavuvu).