Vereador Rodrigo Manga e prefeito Pannunzio conversam sobre implantação de Cratod em Sorocaba
O vereador Rodrigo Manga (PP) e o prefeito de Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), reuniram-se, na terça-feira (16), no Paço Municipal, para discutir a possibilidade de implantação de um Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) na cidade.
Segundo o vereador Manga, a instalação de um Cratod na cidade seria fundamental para o tratamento dos dependentes químicos de Sorocaba. “Além de proporcionar atendimento imediato a essas pessoas, o serviço também impulsionaria a rede de atendimento existente a funcionar melhor. O Cratod é muito eficaz e eu quero trazê-lo para o município. Vamos buscar apoio do Judiciário, do Legislativo e do Executivo, para que Sorocaba possa contar com esse programa”, afirma.
Implantado na capital paulista, o Cratod é um serviço da Secretaria Estadual de Saúde que atende os dependentes químicos e seus familiares, oferecendo orientação e apoio nos aspectos sociais e jurídicos. No local, também funciona um plantão judiciário, cujo objetivo é avaliar a necessidade de internações involuntárias ou compulsórias. O programa é realizado em conjunto com o Ministério Público, Tribunal de Justiça, profissionais da saúde e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).