Vereador Rodrigo Manga reúne-se com diretor do Banco do Povo Paulista 
·         Membro do Legislativo sorocabano busca solução para reivindicações de moradores de conjunto habitacional no Júlio de Mesquita.
Com o intuito de buscar uma solução para as reivindicações dos moradores do Conjunto Habitacional Professor Benedicto Cleto, no bairro Júlio de Mesquita Filho, o vereador Rodrigo Manga (PP) reuniu-se, na quinta-feira (28), com o diretor-executivo do Banco do Povo Paulista, Antônio Sebastião Teixeira Mendonça.
No encontro, realizado na sede da instituição, em São Paulo, o vereador entregou um ofício ao diretor do Banco do Povo, solicitando a implantação de um programa de crédito para moradores de conjuntos habitacionais devidamente averbados realizarem melhorias em áreas comuns dos condomínios. A reunião contou, também, com a presença de um representante da secretaria de Habitação e Urbanismo da Prefeitura de Sorocaba.
O pedido do vereador foi motivado pelas reivindicações dos moradores do conjunto habitacional sorocabano, que pedem a implantação de área de lazer, individualização de hidrômetros e asfalto no estacionamento dos condomínios.
Segundo o diretor do Banco do Povo Paulista, a solicitação apresentada pelo vereador Manga será debatida, em abril, na reunião do conselho da instituição. “A demanda trazida pelo vereador é importante para que possamos criar mecanismo para reformas e adaptações de condomínios como este. Faremos uma avaliação para concessão deste tipo de financiamento e esperamos que, até o fim do ano, já estejamos trabalhando neste projeto”, afirma.
Para o vereador Manga, a criação de uma linha de financiamento que beneficie estes moradores é de extrema importância. “Com esse programa, os condôminos poderão reformar as áreas comuns dos conjuntos habitacionais, valorizando-os ainda mais e contribuindo para a qualidade de vida dessas pessoas”, explica.
De acordo com o síndico de um dos prédios do Conjunto Habitacional Benedicto Cleto, Cléber Martins, que também participou da reunião na capital paulista, a ajuda do vereador na busca por uma solução foi fundamental para os moradores. “A proposta apresentada pelo diretor do Banco do Povo é interessante e nos ajudaria a resolver os problemas do condomínio. Nós lutamos para realizar essas melhorias há 12 anos e, agora, eu creio que nós conseguiremos realizá-las”, declara.
Melhorias
Além da reunião no Banco do Povo Paulista, as reivindicações dos moradores foram tema de discussão entre vereador Manga, o secretário de Habitação e Urbanismo de Sorocaba, Hélio Godoy, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Antônio Carlos do Amaral Filho.
Na ocasião, o presidente da CDHU afirmou que as melhorias reivindicadas não poderiam ser realizadas pela instituição, mas que buscaria uma solução para o problema. “O condomínio em questão, localizado no bairro Júlio de Mesquita, foi completamente regularizado e já é de propriedade dos moradores. Isso impede que a CDHU realize essas melhorias mas, nós vamos verificar, junto ao Governo do Estado de São Paulo, a possibilidade de desenvolvermos uma nova sistemática, que atenda solicitações como essas”, disse Amaral Filho.
O secretário de Habitação e Urbanismo de Sorocaba também determinou a busca por recursos para a revitalização do conjunto como uma das metas do Executivo. “Além da contribuição do presidente da CDHU, a Secretaria buscará alternativas de captação de recursos para essas melhorias. Com isso, esperamos atender às reivindicações dos moradores”, afirma Godoy.