Vereador Rodrigo Manga reúne-se com autoridades para discutir implantação do Cratod em Sorocaba
·         Reunião será realizada no Paço Municipal, com a presença do prefeito Antônio Carlos Pannunzio e do promotor da Vara da Infância e Juventude, Antônio Domingues Farto Neto.
O vereador Rodrigo Manga (PP) irá se reunir, no dia 3 de maio (sexta-feira), com autoridades de Sorocaba para discutir a implantação do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) na cidade, como forma de combate à dependência química. O encontro será realizado às 16 horas, no Paço Municipal.
A reunião contará com a presença do prefeito de Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio; da vice-prefeita e secretária da Cidadania, Edith di Giorgi; do secretário da Saúde, Armando Raggio; e do promotor da Vara da Infância e Juventude, Antônio Domingues Farto Neto. O advogado Cid Vieira, presidente da Comissão de Estudos Sobre Educação e Prevenção de Drogas e Afins da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e responsável pelo trabalho dos advogados no Cratod, em São Paulo, também virá ao encontro.
Para o vereador Manga, a reunião será um passo importante para a viabilização do Cratod em Sorocaba. “Depois de diversas reuniões, com autoridades e envolvidos com o projeto, este novo encontro será fundamental para buscarmos o apoio do Judiciário e do Executivo. Será uma oportunidade para debatermos os serviços e a estrutura de funcionamento do programa”, explica.
O membro do Legislativo sorocabano destacou a importância do Cratod para o tratamento dos dependentes químicos na cidade. “Além de proporcionar atendimento imediato a essas pessoas, o serviço também impulsionaria a rede de atendimento existente a funcionar melhor. O Cratod é muito eficaz e eu quero trazê-lo para o município”, afirma Manga.
Cratod
Localizado no bairro Bom Retiro, na capital paulista, o Cratod é um serviço da Secretaria Estadual de Saúde que atende os dependentes químicos e seus familiares, oferecendo orientação e apoio nos aspectos sociais e jurídicos. No local, também funciona um plantão judiciário, cujo objetivo é avaliar a necessidade de internações involuntárias ou compulsórias. O programa é realizado em conjunto com o Ministério Público, Tribunal de Justiça, profissionais da saúde e da OAB.
Em fevereiro, o vereador Rodrigo Manga esteve no Cratod para conhecer o funcionamento do projeto. Na ocasião, o membro do Legislativo sorocabano e o advogado Cid Vieira debateram a importância da expansão do programa para o interior de São Paulo. “É fundamental que o problema da dependência química seja enfrentado em diversas cidades do interior. As drogas atingem, hoje, todas as classes sociais e municípios do Estado de São Paulo. Estamos formando um grande mutirão pela vida, tentando dar alento e esperança às famílias que enfrentam esse grave problema das drogas”, declarou.
Manga também discutiu as ações desenvolvidas no Cratod com a secretária de Justiça do Estado de São Paulo, Eloísa de Souza Arruda, que explicou ao vereador o funcionamento do programa na capital paulista. “Em um primeiro momento, nós esperávamos atender, especificamente, a população da Cracolândia, na região central de São Paulo. Mas, o projeto abriu as portas para famílias desesperadas, que trazem seus parentes para o atendimento de saúde e assistência social. É este serviço que nós procuramos prestar”, relata a secretária.