CLÍNICA DE ÁLCOOL E DROGAS: Após visita em Botucatu, Comissão se reunirá com governador para pleitear projeto semelhante para Sorocaba

Os vereadores Rodrigo Manga (PP) e Luis Santos (PROS), presidente e integrante da Comissão de Dependência Química na Câmara, se reunirão com o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB) para pleitear para Sorocaba uma clínica especializada no tratamento de dependentes químicos (álcool e drogas) para Sorocaba. A reunião será agendada para logo depois das eleições, informa o vereador Rodrigo Manga. “Já estive com o governador num evento quando ele se mostrou aberto a conversar sobre o tema e pediu que agendássemos a reunião com ele”, contou Manga.



Na tarde da última quarta-feira (22 de outubro), os vereadores da Comissão de Dependência Química estiveram em Botucatu para conhecer o Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (Sarad), primeira clínica totalmente gratuita, especializada no tratamento de dependentes de álcool e drogas, inaugurada em dezembro do ano passado pelo Governo do Estado e gerenciada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). “Ficamos impressionados com a estrutura e atendimento prestado na unidade. Soubemos que outras sete já foram aprovadas pelo governador e duas já começaram ser construídas. Minha grande luta é trazer uma clínica semelhante para Sorocaba”, disse o parlamentar.

Durante a visita, os vereadores foram recebidos pela diretora da unidade pioneira de Botucatu, Janice de Lourdes Megid, que apresentou as instalações e explicou como é feito o atendimento no local. Com capacidade para 76 leitos nos regimes ambulatorial, de internação e reabilitação, a clínica atende hoje 46 pacientes entre homens e mulheres adultos e menores de no mínimo 12 anos de ambos os sexos.  O tratamento oferecido é totalmente custeado pelo Serviço Único de Saúde (SUS) e feito por 110 profissionais entre médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, equipes de vigilância, recepção, limpeza, educares físicos e outros.

Com estrutura privilegiada, o prédio tem cerca de 4 mil metros de área construída, alas distintas para homens e mulheres,  área de esporte e lazer, quadra coberta e piscina, espaços para atividades de cultura, espiritualidade, educação e qualificação profissional aos pacientes e familiares. “As atividades lá são oferecidas em parceria com as secretarias municipais e com o SENAC, SENAI, SENAR e outras instituições. Conforme fomos informados, o índice de abstinência dos pacientes que saem da Clínica é de 40% a 42% e de pacientes que continuam o tratamento nos serviços de saúde após saírem de lá é de 70%. São índices impressionantes”, conta Manga.  

Além de Botucatu, a clínica é referência a 68 municípios que compõem a Diretoria Regional da Saúde. Os encaminhamentos de pacientes são feitos pelos serviços de saúde como prontos-socorros e hospitais, Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), via sistema de regulação do Hospital das Clínicas. “Vamos agora ao governador pleitear uma unidade semelhante para Sorocaba. Botucatu também é um município governado pelo PSDB e que dá todo apoio ao trabalho realizado pela Clínica. Não entendemos como o maior município do estado, governado também pelo PSDB não quer investir num projeto desse tipo. Temos que conseguir essa estrutura para Sorocaba e sei que o governador nos dará atenção”, acredita o parlamentar.