COMBATE À DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Comissão solicita ao prefeito que
coloque em prática a busca ativa em Sorocaba

* O presidente da Comissão de Combate Dependência Química da Câmara, Rodrigo Manga (PP),  e o vereador Pastor Luis Santos apresentaram ao prefeito relatório da viagem a Brasília

A Comissão de Combate à Dependência Química de Câmara Municipal se reuniu nesta quarta-feira (09) com o prefeito Antônio Carlos Pannunzio para discutir a política de busca ativa na cidade de Sorocaba. O presidente  da Comissão, Rodrigo Manga (PP),  e o vereador Pastor Luis Santos, também membro da Comissão, apresentaram ao prefeito relatório da viagem a Brasília no mês de agosto.  Na ocasião, a Comissão esteve reunida com o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas,  Vitore André Zílio Maximiano, para solicitar sua intervenção no sentido de elaborar estudos e instituir a Política Pública para a busca ativa na cidade.

Na reunião com o prefeito, Manga explicou que, apesar da cidade ter hoje convênios com entidades e os CAPSs  (Centro de Atendimento Psicossocial), os leitos separados para atender aos dependentes químicos estão vagos, mesmo a cidade tendo tantas famílias sofrendo com a dependência química. "A Prefeitura paga por essas vagas, independente do número de usuários, pois manter uma equipe exige um custo, mas essa equipe muitas vezes fica ociosa, pois não vai até os locais vulneráveis, em busca dos que precisam do atendimento", explicou o presidente da Comissão.

A proposta da Comissão é que equipes dos CAPSs vão às minicracolândias acompanhar de perto os usuários, oferecer tratamento. "Este é um trabalho que deveria ser feito pelo Consultório de Rua, mas não acontecia", enfatizou Manga.

O prefeito se comprometeu a marcar uma reunião com o  Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas,  Vitore André Zílio Maximiano, nos próximos dias. "A ideia é louvável, pois pode melhorar muito a eficácia do serviço prestado hoje pelos CAPSs, sem custos adicionais", disse o prefeito.

Ainda de acordo com o prefeito, a Prefeitura abrirá novo chamamento para firmar convênio com uma associação para voltar com o projeto do Consultório de Rua e a Unidade de Acolhimento Infantil (UAI) extinguidos com o fim do convênio com a Associação Lua Nova. "Pretendemos fazer isso sim, mas de uma forma que funcione, que a associação conveniada faça o seu serviço."

A Comissão é formada pelos vereadores Rodrigo Manga (PP) - presidente,  José Crespo (DEM), Pastor Luis Santos (PROS), Pastor Apolo (PSB) e Anselmo Neto (PP).