SESSÃO DA CÂMARA

Projeto de Manga que incentiva o esporte olímpico e
paralímpico é aprovado em primeira e segunda discussões

Fomentando uma discussão sobre soluções para a crise financeira do País, o projeto de Lei de autoria do vereador Rodrigo Manga (PP) que institui a “Campanha Permanente de Incentivo à pratica de Esportes Olímpicos e Paralímpicos” em Sorocaba foi aprovado em primeira e segunda discussões, na sessão da Câmara desta quinta-feira (15).  Sempre atento aos acontecimentos no mundo dos esportes e, principalmente às necessidades da população sorocabana,  entre os objetivos do projeto de Lei está a valorização do trabalho realizado pelos professores de Educação Física nas escolas, que são os principais responsáveis pela iniciação de crianças aos esportes e muitas vezes não recebem o tratamento que merecem. "A disciplina de Educação Física é muito importante na formação do aluno e, no entanto, muitas vezes não é vista com seriedade e os professores são os que mais sofrem com a dificuldade de aplicar os ensinamentos sobre a importância dos esportes na vida das pessoas, além disso quem perde são os alunos", explicou Manga.  

O projeto de Lei vai incentivar ainda a prática de esportes como forma de inclusão; a prática de esporte entre os deficientes; resgatar a memória do esporte sorocabano como forma de inspirar novos talentos; fomentar e criar condições para a prática esportiva; divulgar o esporte praticado por pessoas com deficiência atraindo visibilidade, apoio e investimentos; e incentivar empresários e empresas a investir em projetos esportivos. "Sorocaba é uma cidade populosa, com grande potencial e precisa de projetos que estimulem a população ao esporte, desde crianças até os idosos, pensando também na inclusão social. Além disso, é nosso dever resgatar a memória do nosso esporte, que já foi muito rico e já deu grandes alegrias aos sorocabanos", contou Manga.

SOLUÇÕES PARA A CRISE - De acordo com o projeto de Lei, durante a campanha poderão ser realizadas palestras, campeonatos, distribuição de panfletos, colocação de placas ou banners nas escolas, centros esportivos ou próprios públicos para atender os objetivos desta Lei. "Com a crise que o País está vivendo atualmente, temos que criar maneiras para que o Executivo, instituições públicas e privadas trabalhem juntos, por isso, para o cumprimento desta Lei o Poder Executivo Municipal poderá firmar parcerias com outras instituições públicas ou privadas, incentivando assim o apoio institucional aos esportes", disse o  vereador.

Manga ainda comunicou que fará um projeto de Lei que deverá instituir a possibilidade de parcerias entre o Executivo e empresas privadas para melhorias na cidade. "Chega de falar em crise, vamos falar de soluções e essa é uma delas", concluiu Manga.