Munícipes reclamam de falta de
estrutura na UPH da Zona Norte

Munícipes procuraram o vereador Rodrigo Manga (PP) reclamando do atendimento aos pacientes na Unidade Pronto Hospitalar da Zona Norte. A maior reclamação é que o UPH não tem estrutura para manter e atender aos pacientes que aguardam leitos para internação nos hospitais da cidade.

A cidade está vivendo uma crise na Saúde e muitas adaptações foram feitas, entre elas, no que diz respeito ao atendimento nos hospitais, que hoje não atendem pacientes sem o encaminhamento das unidades de pronto-atendimento. Acontece que os hospitais, na maioria das vezes, não têm leito disponível e o paciente precisa ficar aguardando no UPH até que haja uma vaga, o que pode demorar dias.

No entanto, as UPHs das cidade não possuem estrutura física nem de pessoal para fazer esse tipo de atendimento. Munícipes reclamam que a UPH não possui macas adequadas e que os pacientes que precisam aguardar vaga para internação não têm como tomar banho e não recebem nenhuma refeição da unidade.

"Se o paciente tem que ficar esperando por horas e até dias no UPH, ele precisa de atendimento adequado, assistência da enfermaria, alimentação adequada e higienização. Como pode um paciente ficar até três dias numa maca encostada num canto de qualquer sala ou até mesmo corredor, sem banho, sem comida, isso é inadmissível", desabafou Manga.

Diante dos fatos, o vereador protocolou requerimento solicitando informações à Prefeitura sobre a estrutura e atendimento no UPH da Zona Norte.