Rodrigo Manga discute segurança em unidades da rede municipal de ensino

Em reunião com a  GCM, representantes da Sedu, além de educadores e pais de alunos de duas creches, secretário municipal confirmou ao vereador a ampliação do videomonitoramento de creches e escolas

O presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Rodrigo Manga (DEM), recebeu confirmação do secretário de Segurança e Defesa Civil, José Augusto de Barros Pupim, quanto à ampliação do sistema de videomonitoramento de unidades de ensino da rede municipal. O projeto está em andamento. O tema foi destacado durante reunião esta semana no Legislativo, que ainda contou com a participação do comando da Guarda Civil Municipal (GCM), representantes da Secretaria da Educação (Sedu), além de educadores e pais de alunos dos Centros de Educação Infantil (CEI) 16 e 89.
“Tenho recebido muitas reclamações de moradores relatando insegurança na porta das escolas, situação que ganha ainda mais importância com essa propagação das drogas. Há queixas de casos de furtos, sobretudo à noite. Por isso organizei esta reunião. Precisamos proteger as crianças”, destaca Manga.
Pupim informou que a Prefeitura suspendeu o contrato de R$ 15 milhões com a empresa que fazia o monitoramento das escolas, após o Tribunal de Contas do Estado (TCE) identificar irregularidades no processo. “Agora vamos comprar as câmaras e expandir o videomonitoramento. Ainda há possibilidade de parceria com a iniciativa privada para fornecimento de equipamentos”, revelou. “E vou protocolar emendas para buscar empresas parceiras para convênio gratuito, como forma de obter doações como, por exemplo, de câmeras”, complementa Manga.
Os CEIS 89 e 16 são exemplos de unidades que tiveram os respectivos sistemas de monitoramento retirados após o encerramento do contrato. “A situação tem gerado grande transtorno, sobretudo durante a entrada e saída de alunos. Estamos na expectativa de que o problema seja resolvido”, apontou Edileine Rodrigues, mãe de criança atendida numa dessas creches.
Antes, porém, a Prefeitura vai concluir o levantamento para identificações dos pontos de falha de segurança em todos os próprios municipais, e não apenas aqueles ligados à área de Educação. Até o momento, o serviço foi concluído em 40 prédios. “A ideia é também sugerir à Administração Municipal reparos nesses pontos de maior vulnerabilidade. Já os novos prédios serão construídos seguindo embasamento de um laudo técnico de segurança”, complementou o GCM Mariano, comandante da Guarda.

Controlador de acesso – Outro projeto em trâmite na Prefeitura é para contratação de controladores de acesso nas unidades de ensino. “Não seriam vigias, mas profissionais que ficarão na porta da escola, orientando e ordenando a entrada de pessoas, para evitar, inclusive, a presença de estranhos.
Como a medida depende de viabilidade econômica para ser colocada em prática, o vereador Manga sugeriu que a iniciativa seja viabilizada com recursos da devolução de parte dos repasses financeiros economizados pela Câmara ao longo deste ano. “Se for o caso, a Câmara pode antecipar o retorno desse dinheiro aos cofres municipais, o que ocorre sempre no fim do ano. Ainda vou sugerir ao prefeito que o utilize para essa finalidade específica”, adiantou Manga, que contou com sinalização favorável do secretário da Segurança.

Limpeza de áreas – Outra novidade anunciada durante a reunião é que a Prefeitura finaliza a contratação de empresa para fazer a limpeza e manutenção de jardins e áreas verdes nos arredores de unidades de ensino da rede municipal.