Câmara aprova moção de aplauso à ação do prefeito de São Paulo na Cracolândia

Proposta por Rodrigo Manga (DEM), medida foi amplamente debatida. Vereador ainda defendeu a criação de uma Secretaria de Dependência Química, para estruturação da rede de atendimento aos usuários

Após ampla discussão, defesas e críticas, foi aprovada pelos vereadores durante a 37ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na manhã desta terça-feira, 20, a Moção nº 11/2017, de autoria do vereador Rodrigo Manga (DEM), que manifesta aplauso ao prefeito de São Paulo, João Dória Júnior, pelas recentes ações empreendidas na Cracolândia daquela cidade, com operações articuladas, que garantem medidas protetivas aos dependentes químicos, prevendo sua internação para tratamento.
Na moção de aplauso, Manga afirma que a existência da Cracolândia representa “não apenas riscos para a comunidade, mas significa também um problema de segurança e acima de tudo, trata-se de tema ligado à saúde pública”. O autor defendeu sua moção, lembrando que a Cracolândia da Capital é um problema de muitos anos que os governos anteriores não conseguiram solucionar.
Também lembrou que Sorocaba possui 49 minicracolândias que representam um grave problema para a cidade. “Essa moção vai no sentido de que o prefeito de Sorocaba também tome uma ação de pulso”, afirmou. Manga lembrou ainda o arrastão feito pela Mesa Diretora da Câmara em minicracolândias, quando puderam constaram a realidade dos usuários de crack.
Ao fim do debate entre vereadores, a moção foi aprovada com 15 votos favoráveis e quatro contrários. 

Nova secretaria municipal - Rodrigo Manga defendeu ainda a criação de uma Secretaria de Dependência Química, para estruturação da rede de atendimento aos usuários. Também pediu a estruturação do Conselho Tutelar e a suspensão imediata do convênio da Prefeitura com a Associação Refúgio.
Citou o caso da garota que era acorrentada pela mãe e foi encaminhada à Associação Refúgio - que não tem estrutura para atender dependentes, conforme frisou o parlamentar, de onde fugiu para uma “minicracolândia”, sendo encontrada pela mãe e encaminhada ao Conselho Tutelar. 
“Vamos investigar isso. Sugiro até à Comissão da Criança que peça a abertura de uma CPI para apurar o caso. Do contrário, peço eu”, destacou Manga, justificando que tal associação solicitou a renovação do contrato de prestação de serviço à prefeitura, no valor de aproximadamente R$ 1, 5 milhão. “A entidade quer receber relativo a 82 vagas, mas tem 73 acolhidos e 9 foragidos. Como pode deixar acolhidos fugirem e ainda receber por isso?”, questiona.
O parlamentar, mais uma vez, defendeu a criação de um hospital de desintoxicação para internação voluntária e involuntária de usuários de drogas no Município. Rodrigo Manga lembrou que na próxima sexta-feira, 20, às 9h30 será realizada na Câmara sessão solene para marcar o Dia Internacional de Combate às Drogas.