Caso a solicitação não seja atendida, o vereador vai sugerir à Comissão de Saúde do legislativo a abertura de CPI para apurar possíveis irregularidades nos serviços prestados
O presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Rodrigo Manga (DEM) está convidando a diretora do Hospital Regional de Sorocaba, Silvia Silva Moreira, a comparecer ao Legislativo para prestar esclarecimentos sobre problemas no atendimento prestado à população por essa instituição. Caso ela rejeite o convite, Manga adianta que solicitará à Comissão de Saúde da Câmara a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), a fim de apurar possíveis irregularidades nos serviços ofertados nesse hospital.
“Tem ocorrido descaso por parte de representantes do Estado em não participarem de eventos da Câmara sobre saúde. O que agrava mais é a precariedade no atendimento no Hospital Regional de Sorocaba, conforme relatam munícipes que têm me procurado, bem como a outros vereadores. Há queixas de falta de higiene, medicamentos, insumos, de pessoas aguardando atendimento por horas a fio nos corredores e até descaso a pacientes com quadros clínicos de alta complexidade e gravidade”, explica Manga.
O ofício convidando a direção do hospital foi protocolado nesta terça-feira (7) na Câmara. Conforme consta no documento, Silvia Moreira poderá comparecer à Câmara em data e horário que melhor lhe convier, desde que a Casa de Leis seja comunicada com antecedência suficiente para agendamento junto aos vereadores, para uma reunião que deva ocorrer na sala da presidência.
“Precisamos desse contato direto, a fim de esclarecer uma pauta clara e objetiva quanto às falhas no atendimento prestado por essa unidade, pontuando aquilo que compete à Administração pública estadual, assim como aquilo que compete exclusivamente à gestão do Hospital Regional”, frisa Manga no ofício.
O vereador alerta que, inclusive, já tem o número suficiente de adesões de vereadores, caso a Comissão de Saúde da Câmara entenda que seja necessária instauração de CPI para investigar problemas no atendimento a pacientes do Hospital Regional. Para que o processo seja instaurado, o Regimento Interno da Câmara especifica que é preciso a assinatura favorável de ao menos sete vereadores.
Frente Parlamentar Mista – Como exemplo do descaso do Estado em relação às solicitações da Câmara, Manga cita a omissão de representantes durante a reunião realizada nesta segunda-feira (6), ocasião em que foi proposta a criação de uma frente parlamentar mista de vereadores e deputados. O grupo pretende buscar soluções, junto ao Estado e ao Governo Federal, para problemas enfrentados pelos pacientes renais de Sorocaba e região.
O encontro surgiu a partir de audiência pública realizada em setembro por Rodrigo Manga, sobre a prevenção e o tratamento das doenças renais. Naquela oportunidade, o governo do Estado também não enviou representantes ao evento, que ocorreu também na Câmara de Sorocaba. “O Governo do Estado atende 80% desses pacientes e não tem cumprido com sua obrigação. Quanto a isso e em relação ao Hospital Regional, a Câmara só está fazendo seu papel de agente fiscalizador e tentando intermediar a viabilização de melhorias para quem necessita de atendimento público em saúde”, finaliza.