Projeto que institui o ‘Recrutinha Mirim’ é aprovado pela Câmara



A iniciativa do vereador Rodrigo Manga foi votada em definitivo na sessão desta terça-feira (12) e tramitava no Legislativo desde o ano passado, devido a manobras políticas de opositores à proposta

O Projeto de Lei nº 276/2018, do vereador Rodrigo Manga (DEM) e que institui no município de Sorocaba o programa 'Recrutinha Mirim', foi aprovado em definitivo pela Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta terça-feira (12).

Durante a sessão, mais uma vez o autor defendeu a proposta, que está em tramitação desde o ano passado no Legislativo e que foi retirada de pauta, diversas vezes, por manobra política de opositores. “É uma vitória. As crianças e jovens de Sorocaba terão a opção de participar de atividades importantes para a formação humana, inclusive, aprenderão sobre valores morais, ética e cidadania", destacou Manga, após a aprovação do projeto.

Os vereadores Engenheiro Martinez (PSDB), Hudson Pessini (MDB), Irineu Toledo (PRB) e João Donizeti (PSDB), durante a sessão, também defenderam a aprovação do projeto ‘Recrutinha Mirim’, ressaltando que a iniciativa não tem caráter doutrinário dentro da escola. Pelo contrário, trata-se de um programa de educação para a cidadania, opcional e à parte do currículo escolar.

O projeto foi aprovado com votos contrários de Cíntia de Almeida (MDB), Fernanda Garcia (PSOL), Francisco França (PT) e Iara Bernardi (PT). O próximo passo é a Câmara encaminhar a propositura para sanção do Executivo, tornando-a lei municipal.

‘Recrutinha Mirim’ - A finalidade do Programa ‘Recrutinha Mirim’ é contribuir com a comunidade local, proporcionando condições favoráveis que auxiliem na formação integral das crianças, com atividades cívicas e físicas.

O programa é destinado a crianças de 8 a 12 anos de idade, da rede pública municipal. Para implantá-lo, a Administração Municipal pode firmar parcerias com Exército Brasileiro, através do Tiro de Guerra, e outras instituições públicas e privadas.

“A intenção é despertar nas crianças o reconhecimento de valores positivos associados à família, aos estudos escolares, ao trabalho profissional, à saúde física e mental, ao respeito ao patrimônio público, às pessoas de modo geral, e às leis e demais normas”, complementa Manga.