Rodrigo Manga terá reunião nesta quarta-feira com o ministro da Saúde


O vereador Rodrigo Manga tem agenda em Brasília, nesta quarta-feira (27), com o ministro da Saúde, a fim de solicitar recursos para Sorocaba e região. Manga ainda terá encontro com deputados federais para pleitear investimentos, sobretudo para a Santa Casa de Sorocaba

O vereador Rodrigo Manga (DEM) estará em Brasília nesta quarta-feira (27), novamente com recursos próprios, desta vez para reunião agendada com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Na ocasião, serão solicitados investimentos para Sorocaba e região, sobretudo para a Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba.
Durante o encontro com o ministro, ainda será tratada a regularização do fornecimento de vacinas para a rede pública municipal; melhorias no atendimento a pacientes renais, incluindo pedido de criação de mais vagas SUS em Sorocaba; a importância da criação de um hospital regional para desintoxicação de dependentes químicos; e a necessidade de recursos voltados à assistência de pacientes ostomizados.
“Será uma pauta extensa, englobando uma série de necessidades. Mas a prioridade será conseguir apoio para melhorias para a Santa Casa de Sorocaba, principal hospital que atende ao Sistema Único de Saúde em nossa cidade. Tanto para investimentos em infraestrutura, como para a ampliação do atendimento a pacientes oncológicos”, destaca Manga.
A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba está habilitada como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia desde abril de 2008 e não tem poupado esforços para qualificar cada vez mais a assistência oncológica aos usuários SUS. Porém, o serviço acarreta déficit financeiro de R$ 166.795,86 ao mês. O valor do resultado anual esperado para 2019 é de R$ 2.001.550,32 de déficit no que se refere ao financiamento federal, informa a direção do hospital.
A instituição ainda pleiteia verbas federais para a execução de ao menos parte do projeto, já aprovado pelo Ministério da Saúde, de reestruturação no prédio de três andares da ala oeste do hospital, para abrigar o atendimento de psiquiatria. A obra incluiria a troca de telhado e de toda a parte elétrica, além de adaptação de ambientes e leitos.
“A continuidade de assistência em tempo hábil é o objetivo da Santa Casa, porém a adequação de financiamento é imprescindível. E nesse sentido ainda vamos conversar também com deputados, para tentar obter recursos para o hospital”, finaliza Manga.