Rodrigo Manga cobra adesão de Sorocaba ao Programa Vida Saudável



O vereador pede explicações ao Executivo, para saber se pretende ou não fazer convênio com o Governo Federal, a fim de receber kit de equipamentos esportivos e capacitação profissional, para promover a prática de exercícios físicos na terceira idade

O vereador Rodrigo Manga (DEM) está cobrando da Prefeitura de Sorocaba a adesão ao Programa Vida Saudável, do Ministério da Cidadania. Nesse sentido, Manga teve aprovado no Legislativo um requerimento pedindo explicações à Administração Municipal se vai ou não participar da iniciativa.
O programa garante, aos municípios participantes, o recebimento de kit de equipamentos esportivos, além de capacitação aos profissionais que atendem ao público idoso, promovendo e estimulando a prática de exercícios físicos.
A ação faz parte da “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”, desenvolvida pela Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, com o propósito de garantir qualidade de vida ao público da terceira idade.
De acordo com palavras do próprio ministro da Cidadania, Osmar Terra, a parceria tem o objetivo de promover o protagonismo da população acima dos 60 anos. “Esse programa é para estimular não só o idoso, mas também os municípios a criarem políticas para eles, principalmente nessa área de atividade física, de inclusão social e no exercício da cidadania.”
Cada Kit é composto de uma série de itens, como tapetes fitness, cordas de ginástica, caixa de som e jogos, entre outros e os municípios devem garantir que o programa seja ofertado à população por pelo menos 14 meses. As inscrições das cidades estão abertas até o dia 2 de dezembro e devem ser feitas via internet (https://aplicacoes.mds.gov.br/sisbapi/).
Manga quer saber se a Prefeitura de Sorocaba vai aderir ao programa e quais seriam as ações programadas ao público da terceira idade, utilizando os recursos de tal programa. Bem como, qual setor ficará responsável pela coordenação da iniciativa e disponibilização dos profissionais de educação física para o desenvolvimento das atividades. Ou ainda, caso Sorocaba não tenha interesse do Programa, quais seriam as alegações para ficar de fora.
“Atividade física, desde que com recomendação médica, sempre é bom, inclusive, para idosos. Como a adesão a esse programa federal depende de iniciativa da prefeitura, que deve indicar o número de núcleos que pretendem implantar, estou pedindo informações detalhadas ao Executivo de Sorocaba”, frisa Manga.