Rodrigo Manga sugere à prefeitura parceria para desinfecção gratuita de áreas públicas



O vereador Rodrigo Manga (Republicanos) está sugerindo à Prefeitura de Sorocaba uma parceria gratuita para pulverização com máquinas e tratores, voltada à desinfecção de vias e áreas públicas de Sorocaba. Nesta segunda-feira (8), Manga esteve reunido com Manoel David de Carvalho, representante de uma rede de farmácias, que sinalizou a possibilidade de atender Sorocaba já na próxima semana.

O pedido oficial ao poder público foi feito também nesta segunda-feira, por meio de ofício. Outro documento foi também encaminhado à empresa que ofereceu o serviço, somente para formalizar a solicitação.

“Trata-se de um programa que vai contemplar outras cidades do Estado, como Itapetininga, Votorantim, Ubatuba e Campos do Jordão, e pedimos para que Sorocaba não fique de fora. É uma ação de extrema importância para o combate à Covid-19”, frisa Manga.

Para a ação seriam disponibilizados 11 tratores de pulverização de cloro, em diluição eficaz à desinfecção e não prejudicial à saúde em caso de contato humano ou animal. São cerca de 40 profissionais ao todo, alguns deles equipados, inclusive, com bombas costais.

Segundo Manoel David, a empresa montou um cronograma de ações na região de Sorocaba, para os dias 15 a 20 de junho. “Há disponibilidade para atender Sorocaba nos dias 19 e 20 de junho, bastando a sinalização favorável da Prefeitura”, complementa.

Todo o equipamento e a mão de obra são gratuitamente fornecidos pela empresa, sem qualquer custo à Administração Municipal. Caberia à Prefeitura assegurar apenas a orientação do trânsito (ao longo do percurso dos tratores de pulverização) e fornecimento de caminhão-pipa para abastecimento dos tratores.

“Outra vantagem para agilizar essa parceria é que nas contratações em período de calamidade pública, voltadas ao combate à pandemia de Covid-19, está dispensada a realização de processo administrativo para contratação de serviços. A Prefeitura chegou a contratar duas empresas para um serviço semelhante, mas a diferença é que esse agora seria gratuito”, finaliza Manga.