Comissão que fiscaliza tratamento de dependentes químicos visita clínicas em Sorocaba
A Comissão Especial da Câmara Municipal de Sorocaba formada para discutir a problemática da dependência química realizou, na última quarta-feira (13), as primeiras visitas às entidades conveniadas à Prefeitura. O objetivo da ação é levantar dados sobre a estrutura e o funcionamento das clínicas na cidade.
No primeiro dia de visitas, a comissão esteve nas quatro unidades do Grupo de Apoio Santo Antônio (GRASA), voltado para o tratamento de dependentes químicos. Na ocasião, os vereadores que formam a comissão averiguaram a estrutura oferecida pela instituição e conversaram com pacientes.
Segundo o vereador Rodrigo Manga (PP), presidente da comissão, os trabalhos fazem parte de um levantamento para viabilizar a implantação de uma estrutura semelhante a do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) em Sorocaba. “Nossa intenção é fiscalizar a estrutura das clínicas conveniadas e se elas têm interesse em receber internações involuntárias”, disse.
O vereador também falou sobre a destinação dos dados coletados na cidade. “Com o levantamento, criaremos um documento para apresentarmos ao Governo do Estado e, assim, viabilizarmos a implantação do Cratod em Sorocaba”, explica Manga.
Além do presidente, o vereador Saulo do Afro Arts (PRP) também participou das primeiras visitas. A comissão é formada, ainda, por: Pastor Apolo (PRB), Luís Santos (PMN) e Waldomiro de Freitas (PSD). Na próxima semana, a comissão irá visitar outras entidades conveniadas.
Cratod
Localizado no bairro Bom Retiro, na capital paulista, o Cratod é um serviço da Secretaria Estadual de Saúde, que atende os dependentes químicos e seus familiares, oferecendo orientação e apoio nos aspectos sociais e jurídicos. No local, também funciona um plantão judiciário, cujo objetivo é avaliar a necessidade de internações involuntárias ou compulsórias. O programa é realizado em conjunto com o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, profissionais da saúde e da OAB.