Presidente da CDHU vai estudar solução para melhorar condições de conjunto habitacional de Sorocaba

·         Reivindicações dos moradores foram apresentadas pelo vereador Rodrigo Manga e pelo secretário de Habitação e Urbanismo, Hélio Godoy, durante reunião na capital paulista.
 Levando as reivindicações dos moradores do Conjunto Habitacional Professor Benedicto Cleto, localizado no bairro Júlio de Mesquita Filho, o vereador Rodrigo Manga (PP) reuniu-se, na última sexta-feira (8/03), em São Paulo, com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Antônio Carlos do Amaral Filho. Na ocasião, o representante do órgão afirmou que buscará uma solução para melhorar a estrutura do condomínio em Sorocaba.
 Para discutir o tema, também participaram da reunião: o secretário de Habitação e Urbanismo da Prefeitura de Sorocaba, Hélio Godoy, e o deputado estadual Rodrigo Moraes (PSC). Em janeiro, o vereador Manga protocolou um requerimento em que solicitava ao Executivo sorocabano informações sobre a implantação de área de lazer, individualização de hidrômetros e asfalto no estacionamento do conjunto habitacional.
 Segundo o presidente da CDHU, como o condomínio em questão foi completamente regularizado e já é de propriedade dos moradores, não há maneira de o órgão realizar essas melhorias. Porém, ele garantiu que buscará uma solução para atender às reivindicações dos munícipes. “Existem algumas iniciativas de empréstimos individuais que podem contribuir com a melhoria das condições das pessoas que moram em conjuntos da CDHU. Em todo caso, nós vamos verificar, junto ao Governo do Estado de São Paulo, a possibilidade de desenvolvermos uma nova sistemática, que atenda solicitações como essas”, disse Amaral Filho.
 Para o vereador Manga, a reunião foi um passo importante para solucionar os problemas dos moradores do conjunto habitacional. “O presidente da CDHU se comprometeu a pleitear a criação de um programa que atenda às necessidades desses moradores. E, se tudo der certo, o condomínio do Júlio de Mesquita será o primeiro beneficiado”, explica.
 De acordo com o secretário de Habitação e Urbanismo de Sorocaba, a busca de recursos para a revitalização do conjunto também será uma meta do Executivo. “Além da contribuição do presidente da CDHU, a Secretaria buscará alternativas de captação de recursos para essas melhorias. Com isso, esperamos atender às reivindicações dos moradores”, afirma Godoy.
 O deputado estadual Rodrigo Moraes destacou a importância do cumprimento das reivindicações dos moradores. “Nós acompanhamos as lutas das pessoas que ali vivem e, com certeza, o presidente da CDHU vai buscar alternativas para atender os anseios da comunidade”.
 Revitalização
Para melhorar as condições estruturais do conjunto habitacional, os moradores pedem a implantação de área de lazer, individualização de hidrômetros e asfalto no estacionamento do local. 
Para Cléber Martins, síndico de um dos prédios do condomínio, todas as reivindicações são fundamentais para a qualidade de vida dos moradores. “Se os hidrômetros forem individualizados, cada um pagará exatamente o que consume. Hoje, a medição é feita coletivamente mas quando a conta é dividida, muitos não podem pagar o valor”, explica.
 Sobre o pedido de asfaltar o estacionamento, o síndico afirma que a medida evitaria doenças respiratórias, buracos e o acúmulo de lama em dias de chuva. “Em época de chuva, muita lama se acumula no estacionamento e, como não há saída de água, as bocas de lobo ficam entupidas. Já nos dias mais secos, a poeira prejudica a saúde das crianças”.
 A implantação de uma área de lazer, segundo Martins, também é importante para os habitantes do conjunto habitacional. “Isso trará um benefício social para todos, especialmente para as crianças, que terão um lugar para brincar e não ficarão presas nos apartamentos. Atualmente, elas possuem uma área improvisada pelos moradores e outro espaço, onde o mato alto facilita o aparecimento de cobras e aranhas”, conta o síndico.