Comissão vai fiscalizar tratamento da dependência química em Sorocaba
 A Comissão Especial da Câmara Municipal de Sorocaba formada para discutir a problemática da dependência química na cidade realizou, na última segunda-feira (11/03), a primeira reunião para definir as ações e o cronograma de trabalho que serão aplicados no município.
 Presidida pelo vereador Rodrigo Manga (PP), a comissão definiu que irá visitar entidades conveniadas à Prefeitura, para averiguar o funcionamento da estrutura oferecida para o tratamento de dependentes químicos.
 Para o presidente da comissão, os trabalhos serão importantes para que os membros possam conhecer a estrutura da cidade para o atendimento dos dependentes químicos. “Nosso objetivo é verificar que suporte essas clínicas conveniadas oferecem e, também, avaliar se há algum tipo de processo de reinserção social do internado. Com os dados coletados nas visitas, criaremos um documento para apresentarmos ao Governo do Estado e, assim, viabilizarmos a implantação de uma estrutura semelhante a do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) na cidade”, explica Manga.
 O vereador Luís Santos, que também faz parte da comissão, falou da importância da coleta dos dados para a elaboração do documento. “Com as visitas, poderemos criar um relatório consistente para cobrarmos ações municipais. Levaremos um questionário às entidades, que deverão respondê-lo, especificando sua estrutura de funcionamento. Isso nos permitirá, também, ajudar a entidade”, disse.
 Os vereadores Pastor Apolo (PRB), Saulo do Afro Arts (PRP) e Waldomiro de Freitas (PSD) não
Cratod
 Para conhecer o funcionamento do programa de internações involuntárias e compulsórias, o vereador Rodrigo Manga esteve, em São Paulo, para visitar o Cratod. Ele reuniu-se, também, com o advogado Cid Vieira, presidente da Comissão de Estudos Sobre Educação e Prevenção de Drogas e Afins da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com a secretária de Justiça do Estado de São Paulo, Eloísa de Souza Arruda, para discutir a possibilidade de trazer o programa para Sorocaba.
 Localizado no bairro Bom Retiro, na capital paulista, o Cratod é um serviço da Secretaria Estadual de Saúde, que atende os dependentes químicos e seus familiares, oferecendo orientação e apoio nos aspectos sociais e jurídicos. No local, também funciona um plantão judiciário, cujo objetivo é avaliar a necessidade de internações involuntárias ou compulsórias. O programa é realizado em conjunto com o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, profissionais da saúde e da OAB.