Dia dos Tecnólogos é celebrado em sessão solene, que também homenageou professor da Uniso.



Dos 8 milhões de estudantes que cursam ensino superior no Brasil, 12,5% fazem cursos tecnológicos. Para celebrar o Dia dos Tecnólogos, a Câmara Municipal de Sorocaba realiza sessão solene na noite desta sexta-feira, 11, por iniciativa do vereador Rodrigo Manga (DEM), que também homenageou na solenidade um profissional da área: o professor Argemiro Rodrigues de Sousa, da Uniso (Universidade de Sorocaba), agraciado com o Título de Cidadão Sorocabano.

Além do vereador, compuseram a mesa de honra da solenidade: Patrícia Glaucia Moreno, do Conselho de Administração do Estado de São Paulo, Secional Sorocaba; professor Osmil Sampaio Leite, representando a Reitoria da Universidade de Sorocaba (Uniso); professor José Antônio Ribas; pastor Isaac Emídio de Oliveira; e Caio Oliveira, que foi aluno do homenageado. O evento contou com apresentações musicais da Camerata da Uniso, sob a regência do maestro Cadmo Fausto.

Rodrigo Manga é autor da Lei 11.823, de 26 de outubro de 2018, que instituiu no calendário oficial de Sorocaba o “Dia do Tecnólogo”, celebrado anualmente em 6 de outubro. No Brasil, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), são oferecidas mais de 130 carreiras tecnológicas, em 13 eixos, dos quais nove na área da Administração. Ainda segundo o MEC, os cursos tecnológicos existem no Brasil desde a década de 60 e o número de alunos matriculados cresceu, entre 2002 e 2008, de 81,3 mil para 421 mil.



“Particularmente, para mim, é uma honra promover essa homenagem ao Dia do Tecnólogo e a um grande profissional da área, o professor Argemiro Rodrigues, pois também sou egresso do curso superior em Tecnologia. Hoje, nós homenageamos todos esses profissionais que, nesse momento tão difícil em que o país vive, juntos, vão ajudar a reconstruir a cidade de Sorocaba, o Estado de São Paulo e o Brasil”, afirmou Manga em seu discurso.



“O poder público deve realizar um esforço para fortalecer os tecnólogos”, afirmou Patrícia Moreno, representante do Conselho de Administração. Segundo ela, mesmo com a crise econômica vivida pelo país, com milhões de desempregados, há muitas vagas ociosas em determinados setores, devido à dificuldade de contratar profissionais com o perfil adequado a essas vagas. “Nesse contexto, os cursos superiores de tecnologia são ideais, pela duração e por focar demandas específicas de empresas e indústrias. Muitos de seus professores estão inseridos nos setores dos quais tratam em sala de aula”, afirmou. O professor Osmil Sampaio Leite também salientou a importância do tecnólogo, enfatizando o trabalho da Uniso nessa área.



Dados do homenageado – O professor Argemiro Rodrigues de Sousa, homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano, é cearense de Caririaçu, onde nasceu em 1967, numa família de 14 irmãos, que se mudou para São Paulo. Começou a trabalhar aos 11 anos, tendo de interromper os estudos ainda na 6ª série. Depois de trabalhar em várias empresas e se aperfeiçoar, tornou-se gerente de Logística de uma empresa em Tatuí.



Veio com a família para Sorocaba em 1999, onde ampliou sua formação, desenvolveu atividades sociais e religiosas e foi consagrado pastor em 2003. Em 2004 passou a atuar profissionalmente como professor na Universidade de Sorocaba (Uniso), onde hoje desempenha função de liderança nos cursos tecnológicos, como professor e coordenador.