CÂMARA DE SOROCABA LANÇA APLICATIVO GRATUITO COM INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE SUAS ATIVIDADES



Compatível com o sistema operacional Android, a ferramenta foi lançada pelo presidente da Casa, Rodrigo Manga (DEM), e já está disponível gratuitamente na loja de aplicativos.
Informações detalhadas sobre todas as atividades da Câmara Municipal de Sorocaba – como sessões ordinárias e extraordinárias, sessões solenes, audiências públicas, matérias legislativas em tramitação, além dos contatos e informações sobre cada um dos 20 vereadores e as transmissões da TV e da Rádio Câmara – estão disponíveis em aplicativo da plataforma Android, que pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos do Google. O aplicativo foi lançado pelo presidente da Casa, vereador Rodrigo Manga (DEM), durante a sessão ordinária desta terça-feira, 27, antes da discussão e votação do orçamento do município para o exercício de 2019.
“Recebemos propostas do mercado, com valores que variavam de 10 mil a 80 mil reais para fazer o aplicativo, mas, numa prova de que é possível economizar por meio de uma boa gestão, optamos por uma solução caseira e os funcionários de informática desta Casa, sem custo nenhum para o erário, desenvolveram esse aplicativo, com o maior carinho”, explicou Rodrigo Manga (DEM), que fez questão de citar os servidores do Setor de Informática, responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo: os analistas de sistema Rodrigo Vieira de Moraes, Heitor Augusto Arruda Mayer, Rodrigo de Almeida Américo, Fernando Bellinassi da Silva e Auro Roberto Silva Camargo.
A pedido do presidente da Casa, o radialista e cerimonialista Anderson Santos, diretor da Rádio Câmara, demonstrou o funcionamento do aplicativo em plenário. E observou que uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, realizada no primeiro semestre deste ano, constatou que há 306 milhões de celulares smartphones ativos no Brasil, mais do que a própria população brasileira. E 94% deles utilizam o sistema operacional Android, o mais popular no país, por isso este foi o sistema escolhido para rodar o aplicativo da Câmara. Mas futuramente, há a perspectiva de desenvolver o aplicativo também para o sistema IOS da Aple.
Além das informações citadas, o aplicativo também permite o acesso às redes sociais de cada vereador, como Facebook, Instagram, blogs e sítios. Rodrigo Manga enfatizou que o aplicativo é um novo instrumento de transparência para a população sorocabana, proporcionando aos cidadãos acesso facilitado a informações detalhadas sobre as atividades parlamentares. O cidadão poderá acompanhar cada matéria legislativa em tramitação na Casa, fazendo sua pesquisa por assunto, por vereador, por data etc. Também terá acesso à agenda do Legislativo, verificando os eventos futuros e acompanhando os eventos recentes. O aplicativo é interativo e permite, por exemplo, o compartilhamento de matérias e fotos publicadas pela Câmara.
A ferramenta – integralmente desenvolvida pela Divisão de Informática da Câmara Municipal, sem custos para o Poder Público, como o presidente da Casa fez questão de enfatizar – é compatível com o sistema operacional Android e seu download já está disponível, gratuitamente, na loja de aplicativos: https://goo.gl/SGTqBo.