Rodrigo Manga cobra adoção de medidas para evitar propagação do coronavírus



O vereador Rodrigo Manga (DEM) protocolou requerimento, na tarde desta sexta-feira (dia 13) na Câmara Municipal de Sorocaba, pedindo à Prefeitura a possibilidade de adoção de uma série de medidas para evitar a propagação do coronavírus na cidade. No mesmo documento, Manga cobra informações sobre ações preventivas já adotadas pelo poder público, bem como de iniciativas emergenciais que possam ser necessárias diante de um rápido avanço da doença no município.
“Não podemos fazer alarde sobre essa doença, que está assustando a todo no Brasil e mundo, mas medidas preventivas e emergências são necessárias para minimizar um avanço da doença. Tanto a população quanto o poder público têm suas responsabilidades e devem se precaver”, aponta o vereador.
Entre as medidas sugeridas por Manga ao poder público, está a distribuição de álcool gel nas escolas de Sorocaba, de máscaras nas unidades de saúde e o uso das salas de primeiros socorros nos terminais de ônibus para ações preventivas e de agilização de medidas para diagnóstico mais ágil do coronavírus.
O vereador cogita ainda a possibilidade de agentes de saúde atuarem na rodoviária de Sorocaba, orientando sobre coronavírus e fazendo a identificação e encaminhamento à rede pública de pessoas que tenham os sintomas da doença.
“Outra iniciativa, em caso de surgimento e aumento de casos positivos, seria a realização de convênios ou parcerias com hospitais particulares para assegurar mais vagas de acolhimento e tratamento de pacientes”, complementa.
No requerimento, Manga quer saber com detalhes quais ações preventivas já foram adotadas pelo poder público municipal quanto à prevenção ao coronavírus, à capacitação de profissionais da saúde e se há algum tipo de plano de contenção emergencial, em caso de explosão do número de casos. “Por enquanto, só o padre Flávio, à frente da Santa Casa de Sorocaba, montou um comitê de crise, com um plano de contingência na instituição para prevenir a transmissão do coronavírus”, ressalta.
Dia a dia – Conforme constatação, o público idoso é o que corre o maior risco a partir do contágio pelo coronavírus, cuja taxa de mortalidade chega a 17% nessa faixa-etária. Ou seja, não devem se expor a riscos e precisam ficar mais atentos na prevenção.
Nesse sentido, assim como também para o público em geral, Manga faz questão de lembrar, segundo orientação de profissionais da saúde, que medidas de higiene pessoal ajudam e muito a evitar a doença.
A principal forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais. Outra dica é ter um frasco de álcool gel sempre à mão.
O objetivo é evitar o vírus acesse o organismo, sobretudo, após colocar as mãos em uma superfície contaminada. Vale destacar que essas medidas básicas ajudam também para afastar o risco de gripe e outras tantas infecções.