Rodrigo Manga recebe denúncia de falta de manutenção na Policlínica
Imagens recebidas pelo vereador mostram paredes com infiltrações e mofo, além de falta de manutenção nas instalações. Manga está cobrando explicações da Prefeitura
O vereador Rodrigo Manga (sem partido) está cobrando explicação da Prefeitura, via requerimento protocolado nesta quarta-feira (dia 18), sobre a falta de manutenção nas instalações da Policlínica Municipal ‘Dr. Edward Maluf’, localizada no bairro Santa Rosália. Imagens recebidas pelo vereador mostram, inclusive, paredes sem reboco, com infiltrações e mofo.
“As paredes do prédio da Policlínica refletem bem como está a saúde pública em Sorocaba. Um local, que deveria privar pela limpeza e asseio, acumula mofo e deterioração. Uma vergonha! Como a situação chegou a esse ponto?”, questiona Manga.
Por se tratar de um prédio antigo, o vereador ressalta ainda mais a necessidade de vistorias frequentes e de ações para tornar o local propício a atendimentos médicos. Agravante é que a situação caótica é recorrente. Exemplo disso foi o desabamento de parte do teto do centro cirúrgico na unidade, em 2018, que comprometeu os serviços realizados no local.
A Policlínica Municipal dispõe de mais 40 especialidades médicas para atender a população. A unidade também conta com programas de referência, sobretudo voltado às mães e recém-nascidos de alto risco, além de atendimentos odontológicos, em tuberculose e hanseníase, entre outros.
Via requerimento, Mangar quer saber se há previsão para executar algum tipo reforma na Policlínica, bem como se o poder público tem ideia de custos e prazo. Ele pergunta inda se há estudo prévio das necessidades mais críticas e emergenciais do prédio, se as condições atuais oferecem riscos à saúde ou prejuízo no atendimento de pacientes.
Outros questionamentos feitos pelo vereador referem-se à possibilidade de mudança de local da Policlínica e se há planejamento para compartilhamento da administração dessa unidade com a inciativa privada, semelhante àqueles feitos nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs).